25.5 C
Brasília
16 jul 2025 17:02

Junho Vermelho: servidores da UBS 1 de Santa Maria participam de campanha de doação de sangue

Ação voluntária reforça a importância do ato para salvar vidas e contribui com estoques do Hemocentro de Brasília

Por Thaís Cavalcante

No mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue, conhecido como Junho Vermelho, servidores e colaboradores da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa Maria se mobilizaram para ajudar a salvar vidas. O grupo compareceu à Fundação Hemocentro de Brasília nesta semana (10) para realizar doações e apoiar a campanha nacional.

A data central da mobilização é o 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. A iniciativa partiu dos próprios profissionais da UBS. Segundo a gerente da unidade, Joelma Batista, 11 servidores se dispuseram a doar. “Mesmo quem não pôde contribuir naquele momento fez o cadastro para depois. Essa corrente do bem é capaz de dar continuidade a outras vidas e é isso que importa”, afirma. No momento da doação, é possível também realizar o cadastro como doador voluntário de medula óssea.

“Que essa campanha vá muito mais além e que traga mais pessoas para doar! Um gesto tão nobre e tão rápido”, convida a técnica de enfermagem Adriana de Sousa. Foto: Divulgação.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Manter os estoques abastecidos é, segundo a gerente, fundamental para garantir atendimento em situações de emergência e cirurgias nos hospitais.

Técnica de enfermagem da UBS 1 de Santa Maria, Adriana de Sousa conta a alegria de doar sangue pela primeira vez. “Vi o mural onde as pessoas agradecem aos doadores por salvarem suas vidas. Quando chegou a minha vez fiquei muito emocionada”, declara. A servidora ainda convida outros profissionais de saúde para doar sangue. “Um gesto tão nobre e tão rápido.”

Transporte gratuito para grupos

O grupo utilizou o serviço de transporte oferecido pelo próprio Hemocentro, gratuito e voltado para grupos com, no mínimo, dez doadores. O agendamento pode ser feito por qualquer instituição do Distrito Federal.

Hemocentro lança nova logomarca

O grupo usou o transporte disponibilizado pelo Hemocentro. Foto: Divulgação

Neste mês, a Fundação Hemocentro de Brasília inaugurou sua nova logomarca, com foco em modernização e inovação. Além da coleta de sangue, a instituição é referência no tratamento de coagulopatias, como a hemofilia; e neste ano conquistou o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais – reconhecimento nacional pela qualidade dos exames realizados em seu Laboratório de Hemostasia.

A programação do Junho Vermelho inclui uma série de ações para atrair doadores, como a Corrida de Rua “Tá no Sangue”, campanhas educativas e o lançamento da Feira Rural do Hemocentro. No entanto, os estoques de sangue continuam em níveis críticos — especialmente para os tipos com fator Rh negativo.

Confira aqui os critérios para a doação de sangue.

Destaques

INSS: “Governo está reembolsando o que foi roubado do aposentado”, afirma ministro da Previdência Social

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, ressaltou nesta...

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Cofen revoga resolução que proibia profissionais de Enfermagem de auxiliar em cirurgias

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revogou, por meio...

Enfermeiros são vítimas recorrentes de agressões físicas e verbais no ambiente de trabalho

Segundo levantamento do Conselho Regional de Enfermagem de São...