Izalci destaca contribuição de universidades para o desenvolvimento das cidades

A Comissão de Educação realizou nesta terça-feira (26) audiência pública, de autoria do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF) para debater a contribuição das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional, com foco na infraestrutura urbana.

Preocupado com a juventude, Izalci apontou a ansiedade dos jovens que acabam de se formar e não têm nenhuma experiência profissional. Para o tucano, as empresas devem ser incentivadas a dar oportunidade a esses profissionais.

“Precisamos colocar os jovens para exercitar o aprendizado e cobrar isso das empresas. Precisamos mudar a lei, incentivando as empresas a investirem em programas de estágio e aprendiz”, disse Izalci. O tucano sugere a instituição de parcerias entre governo e universidade para abrigar essa mão de obra.

Prestação de serviços

Outro ponto abordado foi a quantidade de jovens que utilizam o Fies e não conseguem pagar o financiamento após a conclusão do curso. Izalci aponta que o governo deve pensar em soluções, como a possibilidade de trabalhar para quitar o financiamento.

Izalci é autor da Proposta de Emenda à Constituição 200/12, que torna obrigatória, aos estudantes de cursos superiores em instituições públicas, a prestação de serviço de relevância social como contrapartida pela gratuidade dos cursos. A proposta aguarda a criação de comissão especial para avançar. “A nossa juventude não pode perder a esperança, e tem que ter certeza de que, terminando o curso superior ou técnico, vai encontrar oportunidades”, apontou o tucano.

A audiência contou com a participação do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone; o Reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani; o Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil João Carlos Corrêa; o Representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Osmar Barros Júnior; e o representante das Entidades Privadas de Educação Superior do Distrito Federal Luiz Soares Correia.

Fonte: Ascom Izaci Lucas

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Operadores de segurança monitoram hospitais e UPAs do DF em tempo real para coibir crimes

Por Kleber Karpov Operadores da central de monitoramento da rede...

Luiz Fux assume relatoria de ação sobre registros de Viviane Barci, esposa de Moraes no Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Destaques

Alunos do Qualifica DF recebem treinamento em inteligência artificial pelo Instituto Gabriel Gastal

Por Kleber Karpov Cerca de 100 estudantes do programa Qualifica...

Vice-procurador-geral eleitoral defende inelegibilidade de Arruda no TSE

Por Kleber Karpov O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa...

Lula defende soberania e critica ingerência externa na ONU

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Auditores fiscais fixam prazo para troca obrigatória de sistema da nota fiscal no DF

Por Kleber Karpov Auditores fiscais da Receita Federal e do...