25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:15

Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF celebra 16 anos como referência nacional em transplantes de órgãos

Ao longo desse caminho, foram realizados quase 2,8 mil transplantes e mais de 12 mil cirurgias cardíacas. Solenidade homenageia pacientes e profissionais

Por Larissa Lustoza

O Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) completa, nesta terça-feira (1°), 16 anos. A unidade se destaca como referência nacional para transplante de órgãos, especialmente de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. Até o momento, foram realizados mais de 2,7 mil procedimentos do tipo. ​​​​​​

O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos, que presta um serviço complementar a usuários da rede pública de saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Na conta da instituição, entram ainda mais de 12 mil cirurgias cardíacas, 69 mil tomografias, 57 mil ressonâncias nucleares, meio milhão de consultas e 46 mil procedimentos intervencionistas terapêuticos ao longo dos anos.

O ICTDF é uma instituição privada sem fins lucrativos, que, além de pacientes particulares e conveniados por planos de saúde, presta um serviço complementar à rede da Secretaria de Saúde (SES-DF). Por meio desse contrato, a unidade fornece atendimentos de alta complexidade cardiovascular e transplantes a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Homenagens

A solenidade de comemoração do aniversário da instituição foi marcada por homenagens a pacientes transplantados e aos servidores da unidade. “Cada profissional de saúde teve e tem sua importância em cada história do ICTDF. Vivemos movidos pelos nossos propósitos e, quando os colocamos em prática, temos a motivação diária para fazer acontecer aquilo que juramos durante a faculdade”, afirmou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Junior.

“Vivemos movidos pelos nossos propósitos e, quando os colocamos em prática, temos a motivação diária para fazer acontecer aquilo que juramos durante a faculdade”, afirma o secretário de Saúde. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Para a vice-governadora do DF, Celina Leão, as equipes do ICTDF possuem um papel fundamental na credibilidade da instituição hoje. “Somos a unidade do Brasil que mais faz transplantes e isso é reflexo das atuações de homens e mulheres capacitados e especializados.”

O reconhecimento do esforço desses profissionais de saúde não é à toa, segundo o primeiro interventor do ICTDF, Marcos Antônio Costa. “Quando surge um órgão para ser transplantado, uma equipe se locomove até a cidade para buscá-lo, enquanto uma outra aguarda no local para a cirurgia. É uma mobilização tremenda, muitos não dariam conta de pagar por um procedimento desses”, detalhou.

Junto ao empenho e à logística, está o aperfeiçoamento daquilo que se faz, tópico destacado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  “temos que formar médicos especialistas, sobretudo em gente”, avaliou.

Estiveram presentes ainda na solenidade, a senadora Leila Barros; os deputados distritais Deisy Amarilio, Jorge Vianna e Eduardo Pedrosa; a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; o presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados, Robério Melo; o comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas (HFA), Luiz Gonzaga Viana; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Elisandro Noronha; o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), Cleber Machado; e o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade.

A comemoração do aniversário da instituição foi marcada por homenagens a pacientes transplantados e aos servidores da unidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Como ser um doador

Doadores vivos podem doar um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão, desde que não prejudique a sua própria saúde. Em casos de fatalidades, é fundamental comunicar e conversar com a família sobre o desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento, mas a decisão familiar é requisito para que a doação ocorra.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...