19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:44

Instituto de Cardiologia do DF suspende atendimentos cardiológicos aos usuários do SUS

Eleito distrital, Jorge Vianna criticou irresponsabilidade do governo,  terceirização dos serviços de saúde e se coloca como fiscal da Saúde

Por Kleber Karpov

Nesta quinta-feira (25/Out), o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), responsável por realizar 95% dos transplantes cardíacos e de pele, além dos renais, suspendeu o atendimento  aos usuários do Sistema Único de Saúde do DF (SUS-DF). A suspensão acontece, no ápice da tentativa de reeleição do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), e joga por terra, o discurso da ‘casa arrumada’ do socialista, além de colocar em xeque a terceirização dos serviços de saúde no DF.

De acordo com matéria publicada por Metrópoles (Veja Aqui), o ICDF, chegou a encaminhar um ofício, na terça-feira (23/Out), ao secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Fonseca. E, que sem o pagamento da dívida acumulada em mais de  R$ 26 milhões, durante os anos de 2016, 2017 e 2018, o Instituto optou por suspender os serviços.

O ofício informa que, considerado os atrasos de pagamento, nos anos de 2016, 2017 e 2018, com uma dívida acumulada passa de R$ 26 milhões. “O ICDF não consegue realizar nenhuma compra e os seus fornecedores se negam a realizar qualquer entrega de material ou insumo, tendo em vista a incapacidade de pagamento da nossa instituição”, destacou.

Corpo fora

Ao Metrópoles, a SES-DF tirou o corpo fora, negou haver atrasos dos pagamentos e responsabilizou o ICDF por atrasar o envio de Notas Fiscais (NFS) à Secretaria. Ao PD, questionada sobre o montante da dívida, o tempo de atraso e o que pretende fazer para resolver a questão, a pasta se limitou a repetir resposta semelhante a nota encaminhada ao portal de notícias.

“A Secretaria de Saúde nega que esteja em atraso com os pagamentos do contrato celebrado com o Instituto de Cardiologia do DF para procedimentos eletivos. O trâmite de pagamento segue protocolos rígidos. Somente após o atesto das notas fiscais, discriminando os gastos com todos o serviços prestados durante o mês anterior, a quitação pode ser efetuada.  O que tem ocorrido nos últimos meses é que o ICDF tem demorado para enviar as notas fiscais do outro contrato que a SES tem com a entidade, que é referente a leitos de UTI. Ao invés de encaminhá-las até o quinto dia útil do mês subsequente, como prevê o contrato, o ICDF tem demorado meses para enviá-las.  A SES já solicitou, por diversas vezes, que o ICDF faça o envio dentro do prazo para que as notas não se acumulem, pois, diante do atraso no encaminhamento, todo o fluxo de pagamento também é prorrogado, consequentemente.  Por fim, a pasta esclarece que mantem em tratativas com a entidade para que nenhum serviço deixe de ser prestado, uma vez que os pagamentos estão dentro do prazo.”.

Recorrente

Aliás, dado o caso do ICDF, estranhamente, esse é o segundo caso em que a equipe do Executivo de Rollemberg culpa prestadores de serviços, para justificar o atraso de pagamentos.

No final de setembro, a a Secretaria de Estado Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) recorreu a discurso semelhante para justificar o calote a empresa Vanerven Solution, responsável pelo serviço de atendimento especializado dos Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMS) e Radio Operadores do Serviço de Atendimento Médico de Urgência do 192 do SAMU.

Na ocasião a SEPLAG negou haver atraso de pagamentos e culpou a Vanerven Solution por apresentar faturas com “divergências em relação aos valores apresentados no contrato e na prestação de serviço”, e que por esse motivo “solicitou o detalhamento mencionado”, algo de acordo com a Secretaria, previsto em contrato.

Porém, a secretaria deixou de mencionar que havia entrado com ação na justiça e perdido, por tentar forçar a Vanerven a prestar serviço, mesmo sem pagamento.

Terceirização

Para o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna (PODEMOS), eleito deputado distrital, o caso demonstra, novamente, o perigo da terceirização dos serviços de Saúde, sobretudo quando ocorre tanta incidência de atrasos de pagamentos por parte do governo.

“Não é a primeira vez que o ICDF tem problemas com repasse do governo. Não só o ICDF mas outras unidades, como o Hospital São Mateus, em que os trabalhadores estão a três meses sem receber salário. É uma relação muito conflituosa, pois a falta de pagamento e de compromisso do governo com as empresas privadas acaba refletindo nos trabalhadores. “, disse.

O deputado lembra ainda que a irresponsabilidade do governo, ao deixar de arcar com os compromissos financeiros afetam, principalmente, os pacientes. “O Governo ao tratar com tamanha irresponsabilidade os seus contratos, expõem os pacientes a falta de atendimento, por falta de vagas, principalmente, nas UTIs, já que a secretaria de Saúde não tem vagas o suficiente e faz contratação de hospitais privados. Esse é um dos motivos que eu não concorde com a terceirização.”.

O futuro parlamentar explicou que pretende ser um fiscal dos cumprimentos desses contratos. “Na Câmara eu vou lutar para que o governo honre com seus compromissos com os fornecedores, os hospitais que prestam serviços para o SUS pois a população não pode ser prejudicada com essa irresponsabilidade do governo de não fazer pagamento aos credores, a exemplo dos medicamentos. Faltam muitos medicamentos porque o governo não paga as empresas. Então na Câmara eu vou ser um fiscal desses contratos.”, concluiu Vianna.

ICDF

Acionada por PD, até o momento da publicação da matéria, o instituto não retornou aos questionamentos.

Erramos

Onde foi publicado: Instituto do Coração do DF, foi corrigido para Instituto de Cardiologia do DF

Atualização: 28/10/2018 às 02h11

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...