22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:35

Inscrições para a Fábrica Social seguem abertas até 22 de novembro

Estão sendo oferecidas 600 vagas para os cursos de corte e costura. As inscrições podem ser feitas pelo site da Sedet ou nas agências do trabalhador

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue empenhado em oferecer capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade social e econômica. A Fábrica Social está com 600 vagas abertas para o curso de corte e costura do programa que promove qualificação para pessoas de baixa renda. Podem se inscrever até 22 de novembro pessoas a partir de 16 anos, que façam parte do Cadastro Único (CAD).

No curso, os alunos aprendem sobre corte e costura, moda e reaproveitamento de materiais | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) ou em uma das 14 agências do trabalhador, espalhadas pelo DF, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. As vagas também são destinadas para pessoas com deficiência (PcD), idosos, imigrantes (em situação regular no país) e jovens oriundos das Unidades de Acolhimento.

“Existe uma demanda de mercado reprimida nessa área da moda e o que pretendemos é qualificar as pessoas o quanto antes para que elas possam conquistar uma vaga nesse mercado de trabalho, são as 600 vagas somente para o curso de corte e costura. A Fábrica Social é muito importante, afinal, agora ela produz todos os enxovais de cama da rede pública de saúde”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

No curso, os alunos aprendem sobre corte e costura, moda e reaproveitamento de materiais. Em dezembro, será iniciada a parte teórica, com regramentos e familiarização dos conteúdos. Já a parte prática começa em janeiro de 2024.

Podem se inscrever até 22 de novembro pessoas a partir de 16 anos, que façam parte do Cadastro Único (CAD)

Atualmente, a Fábrica Social conta com mais de 400 máquinas, operadas pelos 350 alunos do curso de corte e costura. A fábrica possui uma capacidade média de produção de 25 mil itens por ano e fica na Cidade do Automóvel, na Estrutural.

Prazos

A relação dos selecionados e a apresentação da documentação original para efetivação da matrícula vai de 27 de novembro a 8 de dezembro, e serão divulgadas no site da Sedet-DF. A previsão é que as atividades na Fábrica Social se iniciem em 18 de dezembro.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas por meio da Subsecretaria de Integração de Ações Sociais, pelo telefone (61) 3773-9498/9570 ou WhatsApp: (61) 98199-2315.

Confira o Edital de Chamamento Público.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...