Por Kleber Karpov
Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu inscrições para a 16ª edição do Curso de Verão, atividade do Programa de Pós-Graduação em Oncologia. O curso, deve ocorrer de 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2026. A oportunidade é direcionada a estudantes de graduação das áreas de ciências biológicas e da saúde com aulas no Centro de Pesquisa do Inca, no Rio de Janeiro.
Vagas e Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 14/Set. Serão selecionados 40 alunos de todo o Brasil para as vagas presenciais. As aulas teóricas também serão transmitidas pelo canal do Inca no YouTube, sem limite de participantes, mas apenas os 40 alunos presenciais receberão certificados.
Oportunidade e Novidades
O curso abordará aspectos epidemiológicos, clínicos e genéticos do câncer. Segundo Sheila Coelho, pesquisadora do Inca e coordenadora da comissão organizadora, o objetivo é compartilhar conhecimento e atrair novos talentos. “Nesse curso, a ideia é trazer informações sobre as pesquisas atuais em câncer, buscando compartilhar o conhecimento da instituição e atrair jovens talentos”, explica.
Entre as novidades desta edição estão minicursos com temas atualizados. “Como novidades, temos algumas temáticas nos minicursos, a exemplo de abordagens atualizadas sobre as leucemias e o câncer hereditário, a resistência a fármacos no câncer e as pesquisas em sobrevivência ao câncer, entre outras”, acrescenta a pesquisadora.
Para Matias Melendez, membro da comissão organizadora, o evento é uma chance única para estudantes de universidades públicas e privadas conhecerem as linhas de pesquisa da instituição. “É uma oportunidade de apresentarmos as linhas de pesquisa desenvolvidas no Inca a alunos de graduação de universidades públicas e privadas de todo o Brasil”, afirma.
Programação
A programação de duas semanas está dividida em uma etapa teórica e outra de prática experimental, com aulas ministradas por pesquisadores e discentes avançados do instituto. As atividades ocorrerão de segunda a sexta-feira, em horário integral. Nos dois primeiros dias e no último, a programação contará com palestras o dia inteiro, enquanto nos demais dias haverá palestras pela manhã e atividades teórico-práticas à tarde.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










