19.5 C
Brasília
06 dez 2025 01:03

Ibaneis se nega a zerar ICMS: Governador aponta impacto de aproximadamente R$ 850 milhões ao Distrito Federal

Governador afirma ainda que Lula joga com plateia e transfere responsabilidade de redução do custo de alimentos aos governadores

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ratificou nesta quinta-feira (13/3), questionado pelo Metrópoles (Veja Aqui), que não pretende atender pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de reduzir Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Segundo Rocha, tais medidas são inócuas além de representar perda de receita à capital do pais, algo que classificou de “loucura”.

Rocha acusa o governo federal de realizar redução de impostos de produtos que o Brasil não importa, além de transferir a responsabilidade da redução de custo dos alimentos aos governadores. Uma forma de ‘jogar para a plateia’.

“A grande verdade é que o governo Lula jogou para a plateia. Ele isentou de tributação coisas que o Brasil não importa: somos os maiores exportadores de proteína, de café e de açúcar do mundo. Aí joga para os governadores para ver se a gente faz”, disse.

O governador apontou ainda o reajuste do óleo diesel em 40%, praticado pela Petrobras, o ainda a tarifa do frete rodoviário nas rodovias brasileiras, ambas as medias, segundo Rocha, com impacto direto nos custos dos alimentos. “É uma loucura. Agora, faz coisa para jogar para a plateia e jogar a obrigação nas costas dos governadores”, declarou.

Prejuízos ao DF

PDNews questionou as secretarias de Estado de Economia do DF (SEE-DF) e de Comunicação do DF (SECOM-DF)(10/Mar), a eficácia da redução de impostos no caso do Distrito Federal. Ou ainda se haveria impacto negativo ao orçamento do Distrito Federal. Porém, ambas as pastas não se manifestaram sobre os questionamentos.

Porém, ao Metrópoles, Rocha, aborda ambas as situações, ao afirmar ser uma ação sem impacto real. Além de ponderar para a redução de R$ 850 milhões no orçamento do DF, aporte esse aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...