25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:05

Ibaneis e Celina Leão reforçam Segurança Pública do DF com a nomeação de mais de mil policiais civis e penais

Ato ocorreu nesta terça-feira (5) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, após o governador Ibaneis Rocha autorizar o ingresso de 791 policiais civis e 272 policiais penais às forças de segurança

Por Ian Ferraz

A segurança pública do Distrito Federal recebeu o reforço de 1.063 profissionais nesta terça-feira (5), com a nomeação de 791 policiais civis e 272 policiais penais, assinada pelo governador Ibaneis Rocha, em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Dos 791 policiais civis, 198 são escrivães de polícia e 593 agentes de polícia. Outros 272 policiais penais vão compor o quadro da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF).

As nomeações foram possíveis graças à articulação do Governo do Distrito Federal (GDF) no Congresso Nacional para alterar a Lei Orçamentária Anual (LOA), permitindo o aumento do quadro e a contratação dos profissionais. O governador Ibaneis Rocha elogiou essa articulação que permitiu as contratações e citou o trabalho unificado das forças de segurança do Distrito Federal, executado desde 2019.

Ibaneis Rocha: “Com as nomeações desses 791 policiais civis e 272 policiais penais, a gente pretende controlar melhor o crime” | Fotos: Renato Alves/ Agência Brasília

“Esse resultado a gente está colhendo com os números da segurança pública dentro da nossa cidade. Temos os menores índices de homicídios e a melhoria este ano ー ainda não é o que nós queremos ー também na questão do feminicídio. Agora, com as nomeações desses 791 policiais civis e 272 policiais penais, a gente pretende controlar melhor o crime. Sabemos que os estados que não tiveram esse controle na hora certa foram invadidos pelo crime organizado e hoje tem muita dificuldade de o estado recuperar a sua condição”, alertou.

Ibaneis Rocha lembrou, ainda, das posições ocupadas pelo DF em rankings na área da segurança e da qualidade de vida da população. “Somos, hoje, a segunda capital mais segura do Brasil e a primeira em qualidade de vida. Isso é orgulho para todos nós que estamos aqui no Distrito Federal, é um orgulho para a classe política da nossa cidade, é um orgulho muito grande para vocês que têm famílias escolhendo o Distrito Federal como a terra para se morar, para se criar famílias e para se viver em paz”, acrescentou o chefe do Executivo.

“São mais de mil policiais ajudando a transformar o Distrito Federal na capital mais segura do Brasil”

Sandro Avelar
secretário de Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, reforçou os dados referentes ao DF e a importância de se recompor os quadros das polícias. “Nesse período que nós ficamos sem concurso tivemos um grande prejuízo no que diz respeito ao efetivo. Agora este GDF restabelece o equilíbrio, são mais de mil policiais ajudando a transformar o Distrito Federal na capital mais segura do Brasil. Hoje nós somos a segunda capital mais segura, estamos ainda atrás de Florianópolis (SC), e temos a certeza que vamos conseguir”, pontua.

Já o Secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, disse que o crime organizado se combate com inteligência, investigação de qualidade e controle nos presídios. “Todas as grandes facções do nosso país se originaram na penitenciária e esse controle efetivo é o que consegue tornar as cidades mais seguras”, disse.

David Nunes: “É uma missão de grande responsabilidade, mas também é algo que dá orgulho, dá prazer e motiva por ter a responsabilidade de zelar, de prezar, de manter a segurança pública da capital do Brasil”

O delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick de Carvalho, desejou sucesso aos novos colegas de corporação: “Que vocês contribuam para que a PCDF continue sendo referência nacional na resolução da criminalidade. Se dediquem com compromisso e comprometimento para preservar a vida, a igualdade, o patrimônio e a liberdade das pessoas. O melhor mecanismo para que se faça isso é uma investigação de excelência.”

A importância de cuidar da capital

Camila Rodrigues descreve o novo trabalho com um misto de emoção e senso de responsabilidade

Um dos nomeados é o agente de polícia David Nunes, de 28 anos. Ele não escondeu a emoção ao narrar a importância do cargo que vai exercer. “É uma missão de grande responsabilidade, mas também é algo que dá orgulho, dá prazer e motiva por ter a responsabilidade de zelar, de prezar, de manter a segurança pública da capital do Brasil, que tem os Três Poderes, tem toda essa representação diplomática”, avaliou.

A policial penal Camila Rodrigues descreve com emoção e senso de responsabilidade semelhantes com todas as características da capital de todos os brasileiros. “O DF é o centro do poder, tendo todos os monumentos, tendo toda essa significância, onde estão os chefes do Executivo nacional e local, do Legislativo, o STF, o Congresso, o Planalto. É imprescindível que aqui seja um lugar mais seguro. Pesquisas recentes demonstram que o DF é um lugar seguro para se viver. Então, é muito importante investir nas políticas públicas para fortalecer a segurança”, afirma.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...