19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:06

Ibaneis anuncia construção de viaduto em Recanto das Emas

Projeto já está pronto e recursos garantidos. Obras de recapeamento da via de acesso à cidade terão início nesta segunda-feira (22)

Por Renata Moura

O viaduto de acesso ao Recanto das Emas finalmente vai sair. O anuncio da construção foi feito neste sábado (20) pelo governador Ibaneis Rocha durante o lançamento das obras de recapeamento da Estrada Parque Contorno (DF 001), no trecho entre a BR 060 até o balão de entrada naquela região administrativa (veja mais sobre o assunto no vídeo ao final desta matéria).

“Envolvemos a Novacap, o DER [Departamento de Estradas de Rodagem] e a Secretaria de Obras. Agora, já estamos com o projeto pronto”, comemorou o chefe do executivo. Segundo ele, os recursos para a obra estão garantidos graças a emendas impositivas da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional. “Vamos trabalhar para lançar o edital da licitação em breve”, estimou.

O trecho de dois quilômetros até o acesso ao Recanto das Emas é a primeira fase dos trabalhos, que deverão avançar por mais oito quilômetros, até o chamado Balão do Periquito.

Veja mais no vídeo:

O secretário de Governo, José Humberto Pires, disse acreditar que a licitação do viaduto possa sair ainda em agosto. “O governador está empenhado nisto, até ligou para o secretário de Fazenda”, informou.

Enquanto o governo trabalha para viabilizar a construção do novo viaduto, os trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) iniciam nesta segunda-feira (dia 22/07) as obras de recuperação do pavimento na via.

O trecho tem aproximadamente dois quilômetros de extensão com duas faixas. “É uma via que transita intenso e pesado e está bastante desgastada. Essa recuperação era um pedido antigo da comunidade”, destaca o diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho.

As obras serão realizadas durante a semana com auxílio dos agentes de trânsito do DER para orientar e organizar o tráfego. Serão investidos R$ 3 milhões e o prazo para conclusão dos serviços são de até 90 dias.

Centro Urbano de Samambaia

O governador Ibaneis Rocha também inaugurou neste sábado as obras de infraestrutura do Centro Urbano de Samambaia, quadras 101, 102, 301 e 302. O investimento na região foi de R$ 10,4 milhões.

“São obras que se iniciaram em 2016 e pararam em 2017. No início do ano, a gente retomou os serviços e agora entregamos para a comunidade”, comemorou o chefe do Executivo.

Ibaneis dá o ponta-pé simbólico às obras do Centro Urbano de Samambaia | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Com a infraestrutura implantada nas quadras 101, 102, 301 e 302 de Samambaia, os moradores terão mais mobilidade, conforto e segurança com a complementação dos serviços de pavimentação asfáltica, meios-fios, sinalização viária e drenagem pluvial.

A região recebeu cerca de 9 km de novas vias com duas faixas e recuperação asfáltica, estacionamentos, quase 10 mil metros lineares de rede de drenagem pluvial e mais de 12,5 mil metros de meios-fios.

Veja mais no vídeo:

Fonte: Agência Brasília

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...