25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:25

Hugo Motta assume compromisso com a educação e anuncia comissão especial para debater o PNE

Presidente da Câmara garante prioridade ao Plano Nacional de Educação, ao Sistema Nacional de Educação e, também, à primeira infância, durante o encontro "Educação Já!", em São Paulo, ao lado do deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação

Em encontro na quinta-feira (13/Mar), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmou seu compromisso com a pauta educacional e anunciou a criação de uma comissão especial para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE). A expectativa, segundo Motta, é que a proposta seja votada até o fim do ano. Além do PNE, o Sistema Nacional de Educação e a primeira infância também serão prioridades na Câmara este ano.

“Nós vamos priorizar a educação. O PNE é a matéria mais importante desse ano, para que a gente possa estabelecer as metas dos próximos anos e fazer um trabalho que atenda os desafios que o nosso país tem. Temos o SNE também e queremos ouvir a todos. Quando o parlamento abre as portas para dialogar e ouvir, aumenta a chance de acertar as matérias que serão votadas. Não podemos ficar presos nos gabinetes, distantes das realidades. Tratar de educação é tratar da realidade de um país inteiro. E, por fim, temos a pauta da primeira infância. Que o Brasil possa, o mais rápido possível, ter vagas em creches para todas as crianças que precisam. Começando com a alfabetização, passando pela juventude e chegando ao ensino superior: que todos os jovens tenham uma formação até chegarem ao mercado de trabalho”, elencou Hugo Motta.

O anúncio atende às expectativas da Frente Parlamentar Mista da Educação, que havia elencado o PNE e o Sistema Nacional de Educação (SNE) como pautas prioritárias para 2025. O presidente da Frente, deputado Rafael Brito (MDB-AL), destacou a importância desse avanço. “A celeridade na tramitação dessas pautas, como o PNE e o SNE, é fundamental para garantir avanços concretos na educação brasileira. E a primeira infância também é um dos grandes desafios que precisamos enfrentar. O papel da frente, composta por mais de 200 parlamentares, é facilitar o trabalho no plenário e nas comissões. Vamos buscar o melhor texto possível, que realmente transforme a realidade das salas de aula”, afirmou Brito.

O painel “Agenda Legislativa do Congresso Nacional para o biênio 2025-2026”, do qual Rafael Brito e Hugo Motta foram participantes, abordou propostas estratégicas para fortalecer o setor educacional nos próximos anos. A atualização do PNE, a aprovação do SNE e a educação básica estão entre as principais pautas que devem guiar o debate legislativo sobre educação em 2025. Organizado pelo movimento Todos Pela Educação, o encontro “Educação Já! 2025” reuniu especialistas, gestores públicos e lideranças políticas para discutir o futuro da educação no Brasil.

Durante o evento, Brito destacou que a renovação do PNE, que define metas para o ensino brasileiro nos próximos dez anos, é essencial para enfrentar problemas como evasão escolar e desigualdade no acesso à educação. Além disso, reforçou a necessidade de regulamentação do SNE, que busca articular ações entre União, estados e municípios para garantir um ensino mais eficiente e equitativo.

Outro tema prioritário apresentado pelos deputados foi um pedido: que os parlamentares separem a polarização política dos debates de educação. Motta fez um apelo para que essas matérias não sejam politizadas. “Meu papel não é só fazer a pauta, mas sim protegê-la. Não podemos deixar que questões periféricas atrapalhem debates fundamentais como o da educação”, disse.

Brito reforçou o quórum. “Pensar diferente faz parte do processo político, e isso pode trazer benefícios. Mas não pode atrapalhar. Na prática, nossos alunos não querem saber de ideologia. Eles querem dignidade, água potável, alimentação e uma escola de qualidade. É isso que precisamos defender. Esse é um tema essencial para toda a sociedade”, concluiu.

Organizado pelo “Todos pela Educação”, o evento reuniu diversas autoridades, como o ministro da Educação, Camilo Santana, governadores, prefeitos, secretários de educação e especialistas do setor, com o objetivo de reforçar a importância de um diálogo contínuo entre o Congresso e a sociedade civil para a construção de políticas públicas eficazes no setor educacional.

“A gente tem que sempre lembrar que faz a defesa dos estudantes e dos professores das escolas públicas. Se não somar com as vozes dos deputados, do Congresso como um todo, a gente não avança o quanto tem que avançar. Esse é o nosso compromisso: fazer com que a escola pública seja o nosso grande orgulho nacional”, destacou a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...