18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:07

HRT assume cirurgias e viabiliza ampliação de 50% do centro cirúrgico de Samambaia

Procedimentos de Samambaia são transferidos para Taguatinga durante reforma de 45 dias

Por Kleber Karpov

O centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) passa por um processo de reforma e ampliação pelos próximos 45 dias, período em que seus procedimentos são executados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A medida visa ampliar em até 50% a capacidade do setor no HRSam, que, após as obras, contará com cinco salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação. Para garantir o atendimento, o HRT, que registrou 298 cirurgias somente em junho, recebe o reforço de servidores de Samambaia para absorver a demanda.

A reestruturação temporária foi planejada para não sobrecarregar o hospital de Taguatinga, que mantém sua alta capacidade de atendimento. “Temos seis salas de cirurgia no HRT, sendo uma dedicada a procedimentos de emergência e três usadas para cirurgias eletivas, mantendo as demais como reserva”, explica André Luiz de Queiroz, superintendente da Região Sudoeste de Saúde. Ele detalha que o ritmo de cirurgias no HRSam era de, em média, quatro por semana.

Operação em Taguatinga

No HRT, a estrutura já atende 16 especialidades, com destaque para oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia. A sala de emergência chega a realizar até sete cirurgias em um período de 12 horas. A gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Thalita Rassi, reforça a capacidade da unidade. “O hospital tem ampla capacidade de atendimento, e dedicamos os leitos conforme as necessidades dos setores”, afirma Thalita. A gestão de leitos permite, inclusive, aliviar a pressão sobre o pronto-socorro, como ocorreu nesta semana, quando 20 leitos de clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes da emergência.

Atendimentos mantidos

A reforma no HRSam não altera o fluxo de outros serviços. O atendimento no pronto-socorro do HRT permanece o mesmo, uma vez que o hospital de Samambaia não possui essa unidade. “Há a emergência obstétrica [no HRSam], e a revitalização não envolve este setor, com os atendimentos continuando normalmente. Pelo contrário: abrimos mais uma sala no local, subindo de seis para sete”, aponta o superintendente André Luiz de Queiroz.

Investimentos na região

A ampliação no HRSam faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) na Região de Saúde Sudoeste. O futuro Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) terá 100 leitos, incluindo 10 de UTI pediátrica, e um centro cirúrgico com duas salas. Novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estão previstas para Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. Recentemente, a UTI pediátrica do HRT foi expandida de quatro para seis leitos disponíveis.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...