Por Kleber Karpov
O centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) passa por um processo de reforma e ampliação pelos próximos 45 dias, período em que seus procedimentos são executados no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A medida visa ampliar em até 50% a capacidade do setor no HRSam, que, após as obras, contará com cinco salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação. Para garantir o atendimento, o HRT, que registrou 298 cirurgias somente em junho, recebe o reforço de servidores de Samambaia para absorver a demanda.
A reestruturação temporária foi planejada para não sobrecarregar o hospital de Taguatinga, que mantém sua alta capacidade de atendimento. “Temos seis salas de cirurgia no HRT, sendo uma dedicada a procedimentos de emergência e três usadas para cirurgias eletivas, mantendo as demais como reserva”, explica André Luiz de Queiroz, superintendente da Região Sudoeste de Saúde. Ele detalha que o ritmo de cirurgias no HRSam era de, em média, quatro por semana.
Operação em Taguatinga
No HRT, a estrutura já atende 16 especialidades, com destaque para oncologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia. A sala de emergência chega a realizar até sete cirurgias em um período de 12 horas. A gerente de Assistência Cirúrgica do HRT, Thalita Rassi, reforça a capacidade da unidade. “O hospital tem ampla capacidade de atendimento, e dedicamos os leitos conforme as necessidades dos setores”, afirma Thalita. A gestão de leitos permite, inclusive, aliviar a pressão sobre o pronto-socorro, como ocorreu nesta semana, quando 20 leitos de clínica cirúrgica foram ocupados por pacientes da emergência.
Atendimentos mantidos
A reforma no HRSam não altera o fluxo de outros serviços. O atendimento no pronto-socorro do HRT permanece o mesmo, uma vez que o hospital de Samambaia não possui essa unidade. “Há a emergência obstétrica [no HRSam], e a revitalização não envolve este setor, com os atendimentos continuando normalmente. Pelo contrário: abrimos mais uma sala no local, subindo de seis para sete”, aponta o superintendente André Luiz de Queiroz.
Investimentos na região
A ampliação no HRSam faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) na Região de Saúde Sudoeste. O futuro Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE) terá 100 leitos, incluindo 10 de UTI pediátrica, e um centro cirúrgico com duas salas. Novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estão previstas para Taguatinga, Água Quente e Águas Claras. Recentemente, a UTI pediátrica do HRT foi expandida de quatro para seis leitos disponíveis.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










