Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ampliou a capacidade de realização da colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). O procedimento deve beneficiar pacientes com cálculos biliares ou necessidades pós-transplante por meio de uma técnica que une diagnóstico e tratamento em regiões como estômago, intestino e vias biliares. O serviço ocorre duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, com foco na redução de intervenções cirúrgicas complexas.
A unidade registrou alta de 225% no volume de atendimentos entre o primeiro e o segundo semestre de 2025. O hospital realizou 182 procedimentos de CPRE entre julho e dezembro, contra 56 atendimentos registrados nos seis meses anteriores. A gestão do hospital atribui o resultado à integração de equipes multidisciplinares, que incluem médicos endoscopistas e técnicos de radiologia.
Impacto no tratamento
A técnica permite visualizar estruturas do corpo em tempo real por meio de fluoroscopia e duodenoscopia. O método deve possibilitar a remoção de cálculos e a realização de biópsias sem a necessidade de grandes incisões. A versatilidade do equipamento também permite a execução de videodeglutogramas para avaliar processos de deglutição no esôfago e boca.
O gerente de Assistência Multidisciplinar, Diego Caires, afirma que o aumento da oferta deve qualificar o processo assistencial. “Esse resultado é decorrente da atuação integrada e tecnicamente qualificada dos profissionais envolvidos em todas as etapas do processo assistencial”, disse Diego Caires.

Relato de paciente
A técnica de enfermagem Kenia Ferreira passou pelo procedimento em dezembro após apresentar obstrução das vias biliares. O quadro clínico envolvia náuseas e elevação de bilirrubina no sangue. Após a intervenção inicial e a retirada da vesícula, Kenia Ferreira realizou nova CPRE em janeiro para remover uma prótese.
“Agora estou bem. Recebi alta do HRT, estou voltando à minha coloração normal, sem mal-estar. Tenho apenas gratidão a toda a equipe médica e de enfermagem em geral, tanto pela CPRE quanto pela equipe cirúrgica, por todo o apoio, a agilidade e o cuidado comigo. Só gratidão!”, disse Kenia Ferreira.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










