19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:37

Hospital de Santa Maria abre 40 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Local terá ainda mais 10 de pronto-socorro e 16 de retaguarda

Por Leandro Cipriano

Para reforçar o atendimento aos pacientes com coronavírus, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) abriu 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 10 de pronto-socorro com ventiladores mecânicos e 16 de retaguarda, como mais uma ação para ampliar a infraestrutura de saúde do Distrito Federal, diante das necessidades previstas para enfrentar a pandemia.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Francisco Araújo, durante uma visita técnica realizada no local nesta segunda-feira (6). “Montamos os 40 leitos de UTI aqui com a força de trabalho dos nossos profissionais. Utilizamos toda a estrutura do hospital e engenharia clínica para fazer a nossa parte e reforçar o atendimento em caso de necessidade. Nós estamos organizados para enfrentar essa pandemia”, afirmou Francisco Araújo, depois de visitar o 5º andar do HRSM onde está a UTI.

A unidade já estava disponível no hospital, mas precisava de adequações para receber os pacientes com a Covid-19. Ao longo de uma semana a UTI passou por nova pintura, vedação de entradas e a construção de mais portas de acesso aos profissionais. Além disso, as equipes de saúde fizeram treinamentos sobre a paramentação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPis) e os novos fluxos assistenciais voltados aos pacientes com coronavírus.

“Tudo isso é fruto do empenho dos servidores, colaboradores, das equipes de saúde e do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (IGESDF), que já estavam fazendo esse trabalho”, agradeceu o secretário de Saúde. “Na semana que vem, já teremos mais entregas de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, dentro do planejamento que a Secretaria de Saúde fez para enfrentar esse problema”, garantiu.

Mais leitos

Além da UTI do HRSM, mais leitos foram disponibilizados no hospital para ampliar o atendimento aos que têm coronavírus, a partir desta semana. Dez leitos com ventilador mecânico foram abertos na Sala Vermelha, instalada provisoriamente no ambulatório do primeiro andar do hospital e que funcionará agora como um pronto-socorro.

Outros 16 foram abertos no mesmo andar, todos com ponto de oxigênio, para funcionar como retaguarda aos pacientes que apresentarem alguma doença infectocontagiosa, como a Covid-19. Dois desses leitos apresentam capacidade para fazer diálise, caso seja necessário.

Todo o fluxo do atendimento terá início em uma tenda instalada próxima à entrada do novo pronto-socorro do hospital e voltada aos pacientes com coronavírus. O objetivo é oferecer o atendimento preliminar à população, em um espaço protegido e que respeita as regras de distanciamento entre os atendidos.

Para ampliar ainda mais a capacidade do atendimento, uma empresa terceirizada foi contratada pelo IGESDF, responsável por gerir o HRSM, para instalar ainda mais leitos no hospital. A expectativa é que até 70 novos leitos de UTI sejam abertos no local nos próximos dias. “A equipe tem trabalhado todos esses dias para ampliar a capacidade de resposta ao cidadão”, completou o diretor-presidente do IGESDF, Sérgio Costa.

Suporte

Com o reforço de 40 leitos de UTI disponibilizados no Hospital Regional de Santa Maria, Francisco Araújo ressaltou que a rede pública de saúde do Distrito Federal possui agora 73 leitos dessa especialidade à disposição dos pacientes que apresentam coronavírus no Distrito Federal. Todos eles possuem suporte respiratório.

“Nesse momento temos 25 pessoas internadas e 73 leitos de UTI à disposição só para pacientes da Covid-19”, informou o secretário de Saúde.

O Distrito Federal possui aproximadamente 500 leitos de UTIs com respiradores na Secretaria de Saúde e pode caminhar para até 900. Quanto aos respiradores, o DF solicitou 200 ao Ministério da Saúde, 20 foram recuperados em Santa Maria e 600 estão sendo adquiridos, além das doações.

Caso seja necessário, a pasta também tem se preparado para oferecer mais leitos de retaguarda, sendo 200 deles no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Testes

O trabalho da Secretaria de Saúde não para apenas na aquisição desses recursos, avaliou Francisco Araújo. “Fizemos, até agora, mais de 10 mil testes da Covid-19, e estamos comprando mais 300 mil para testar um número grande da população”, detalhou.

Com o suporte do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que estendeu seu funcionamento para 24 horas por dia, e da Universidade de Brasília (UnB), que tem oferecido sua expertise, os testes para diagnóstico do coronavírus têm saído bem mais rápido. “Tudo isso está no nosso escopo de monitoramento de resultados e de ações”, disse Francisco Araújo.

Fonte: Agência Saúde DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...