25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:16

Hospital de Campanha em Ceilândia para atender vítimas da dengue começa a funcionar nesta segunda (5)

Instalada ao lado da UPA I de Ceilândia, unidade é mais uma estratégia para ampliar assistência a pacientes

O Hospital de Campanha (Hcamp) da Força Aérea Brasileira ( FAB), instalado próximo à Feira do Produtor, em Ceilândia, começará a funcionar na manhã desta segunda-feira (5). Com a estimativa de atender 600 pessoas por dia, a iniciativa é mais uma das estratégias para aumentar a assistência a pacientes com dengue. Neste domingo (4), foi feita a montagem da estrutura, que comporta até 60 leitos.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, acompanhou as instalações: “A população será acolhida pelo HCamp e, precisando internar, encaminhada aos hospitais da rede” | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

“Cerca de 40% dos casos estão concentrados aqui, então este hospital é de muita importância no combate a essa doença”

Tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno,
comandante da Aeronáutica

Em visita durante os trabalhos, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, falou sobre o fluxo de atendimento dinâmico que direcionará o HCamp: “A população será acolhida pelo HCamp e, precisando internar, encaminhada aos hospitais da rede. Se a demanda for maior, temos as UPAs [unidades de pronto atendimento], que atendem os casos intermediários”.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, também ressaltou a importância da ativação do HCamp para combater a dengue no DF: “É um lugar diferente, um quadro diferente. Cerca de 40% dos casos estão concentrados aqui, então este hospital é de muita importância no combate a essa doença”.

Estrutura

De acordo com a comandante do HCamp, major médica Juliana Vandesteen,  a mobilização para o hospital se deu quase em tempo recorde. O material foi entregue na madrugada de sexta (2), e a montagem foi realizada neste domingo. “A solicitação foi de construir um hospital com muitos leitos de hidratação, para diminuir o gargalo identificado na área”, detalhou.

Áreas de acolhimento foram montadas em forma de estrutura modular | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Hcamp se localiza ao lado da UPA I de Ceilândia. A estrutura é modular, com sete células onde funcionam áreas para acolhimento, consultas e laboratório, entre outras. O hospital terá funcionamento 24 horas com toda a estrutura necessária para atendimento dos pacientes com dengue, como cadeiras de hidratação e leitos.

O HCamp possui ainda um centro de Emergência, interligado por dois túneis. Um se comunica com a tenda de laboratório, onde serão feitos a coleta e os exames para diagnóstico de dengue, assim como acompanhamento do tratamento. O outro levará ao espaço de hidratação, que tem dois setores separados – pediátrico e adulto.  A triagem também será realizada no local.

Vinte e nove militares da área de saúde da FAB atuarão no Hcamp, sendo nove lotados em unidades do Distrito Federal e 20 deslocados do Rio de Janeiro. A equipe é composta por sete médicos, dos quais quatro são clínicos e três pediatras,  além de enfermeiros e técnicos de enfermagem e de laboratório.

Região concentra casos

De acordo com o mais recente informe epidemiológico de dengue, desde o início do ano, foram 29,5 mil casos de dengue notificados na capital federal. As regiões de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol concentram a maior parte dos episódios, com 8.896 notificados.

 

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...