Por Kleber Karpov
Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) realizou, na última semana de agosto, a Campanha de Prevenção do Risco de Quedas. A iniciativa, alinhada às metas de segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS), buscou conscientizar crianças, responsáveis e funcionários sobre as graves consequências que uma queda pode ter no ambiente hospitalar.
Segurança do paciente
A gerente da Linha de Cuidado ao Paciente Oncohematológico do HCB, Lorena Borges, explicou que a prevenção é crucial para evitar complicações. “Principalmente na pediatria, uma queda pode causar a necessidade de intervenções, procedimentos, exames de imagem, a criança pode sofrer alguma fratura. O objetivo da prevenção é impedir que o tempo de internação aumente e que a criança tenha complicações além da própria doença que já a trouxe para a internação”, afirmou.
Embora quedas sejam comuns na infância, como relatou o paciente Matheus Torres, de 7 anos – “Eu já caí e machuquei o cotovelo; doeu, mas eu não chorei: tomei banho e passou” –, a situação em um hospital é mais delicada. “A complicação da queda em um hospital é muito maior. Precisamos, sim, prevenir o risco de queda, porque no ambiente hospitalar a criança está debilitada”, reforçou Borges.
Orientações e treinamento

Durante a campanha, que contou com a mascote Humpty Dumpty, acompanhantes de crianças internadas foram instruídos sobre medidas preventivas, como manter as grades da cama levantadas, não deixar o paciente ir ao banheiro desacompanhado e ter atenção ao calçado utilizado pela criança.
A equipe assistencial do hospital também participou de treinamentos lúdicos, com jogos e questionários, para reforçar as condutas de segurança. Para a técnica de enfermagem Dejanira dos Santos, a iniciativa estimula a troca de experiências e a melhoria contínua do cuidado. “Além da gente recapitular as orientações, podemos trazer alguns acontecimentos e tentar melhorar. Cada criança é diferente, então sempre podemos relembrar e discutir”, avaliou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










