Por Kleber Karpov
O deputado distrital Hermeto (MDB) acusou o governo federal de “covardia” e “perseguição política” na condução do reajuste salarial das forças de segurança do DF. Em vídeo divulgado nesta semana, o parlamentar, que também é Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), criticou o impasse na negociação, que ocorre dias após a Polícia Civil do DF (PCDF) rejeitar em assembleia a proposta federal.
“Não venho como deputado distrital, não venho como líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa. Eu venho como subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal”, afirmou Hermeto no início do vídeo, posicionando-se como um representante da categoria.
Voz da tropa
O deputado ressaltou a vulnerabilidade da Polícia Militar, que, por força de lei, não pode se organizar em sindicato ou realizar greves, diferentemente da Polícia Civil, que na terça-feira (3/Set) recusou a proposta do governo em assembleias. “Isso nos fragiliza como categoria”, disse.
Estudo do GDF ignorado
Hermeto destacou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou ao governo federal um estudo técnico que comprova a viabilidade financeira do reajuste pleiteado pelas forças. “Esse estudo comprova que há condições de pagar o reajuste. Mas o governo federal ignora os números e insiste em oferecer menos”, criticou o parlamentar, que descreveu as forças de segurança como “sucateadas”.
Perseguição política
Para o deputado, o impasse vai além da questão financeira e se trata de uma disputa de poder. Ele acusa a gestão federal de usar as categorias como alvo por razões políticas. “O que está acontecendo é perseguição política. O governo federal não aceita que o DF não seja comandado por seus aliados de esquerda. E transforma a nossa categoria em alvo dessa disputa”, declarou, concluindo a manifestação com indignação: “Isso é injusto. Isso é covarde”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










