19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:23

‘Hermanos, pero por conveniencia’: Em recuo, Milei envia carta e convida Lula para posse

Por Kleber Karpov

O presidente eleito da Argentina, o outsider de extrema-direita, autodeclarado ultraliberal, Javier Milei (A Liberdade Avança), recuou em relação a discursos de quebra de relacionamentos diplomáticos com países a exemplo do Brasil e da China e convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a cerimônia de posse a ser realizada, dia 10 de dezembro, em Buenos Aires, capital argentina.

Embora tenha passado todo o período da campanha eleitoral a prometer a ruptura diplomática com países considerados progressistas, e mesmo após eleito, de 55% dos votos contra o governista Sergio Massa (Unión por la Patria), ter publicamente confrontado o petista, a quem chamou de “corrupto” e “comunista”. Episódios esses, recebidos com entusiamo pelo ex-presidente do Brasil, também de extrema direita, Jair Messias Bolsonaro (PL) chegou a anunciar a ida para participar da posse de Milei.

Leia a carta na íntegra:

“Estimado sr. presidente: “Faço com que chegue esta mensagem com o objetivo de lhe transmitir o convite para se juntar a mim, no próximo dia 10 de dezembro, nos eventos que acontecerão aqui por ocasião da minha posse presidencial.

“Sei que você conhece e valoriza plenamente o que significa este momento de transição para o percurso histórico da República da Argentina, do seu povo e, naturalmente, para mim e para a equipe de colaboradores que me acompanhará na próxima gestão do governo. “Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, com base nos princípios da liberdade, vão nos posicionar como países competitivos nos quais os seus cidadãos poderão desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam.

“Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, com base nos princípios da liberdade, vão nos posicionar como países competitivos nos quais os seus cidadãos poderão desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam.

“Sabemos que os nossos dois países estão intimamente ligados pela geografia e história e, a partir disso, desejamos seguir compartilhando áreas complementares a nível de integração física, comércio e presença internacional que permitam que toda essa ação conjunta se traduza, para os 2 lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros. “Desejo que nosso tempo juntos como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífera e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional.

“Desejo que nosso tempo juntos como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífera e de construção de laços que consolidem o papel que Argentina e Brasil podem e devem desempenhar na comunidade internacional.

“Na esperança de encontrá-lo nesta próxima ocasião, aceite minhas saudações com estima e respeito, 

“Javier Milei”

“Erro enorme”

Porém, após manifestações recentes a exemplo do recado do governo chinês, por meio da  porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning (21/Nov), ao afirmar ser   um “erro enorme de política externa” a Argentina cortar relações diplomáticas com a China, sob o risco de repercutir na relação comercial entre os dois países. Ou ainda do Brasil, após o governo brasileiro apenas dar a entender que Lula deve se fazer representar no ato de posse de Milei.

Estranhamente os supostos párias comunistas, de um momento para outro, se tornaram grandes ‘Hermanos, pero por conveniencia’ e os ânimos, ao menos de Milei, parecem terem se acalmado.

Vale lembrar que China e Brasil, são os dois principais parceiros comerciais da Argentina. Não obstante, outras relações comerciais poderiam estar em risco, a exemplo dos blocos comerciais Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia.

Isso, além da possibilidade de eventualmente ingressar nos Brics, que reúne nações em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que em ‘outros carnavais’ manifestou interesse em integrar ao bloco.

Bom senso e diplomacia

Nessa batalha que consolida o primeiro estelionato eleitoral de Milei, para o bem da sociedade argentina, se sobrepôs o bom-senso. Além é claro, da atuação diplomática entre as nações envolvidas.

Sob essa ótica, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que recebeu o convite ao presidente Lula, das mãos da deputada argentina eleita Diana Mondino, chanceler designada por Milei, avaliou como positivo o encontro. Vieira diz que o presidente brasileiro avalia o convite.  “O que foi dito durante a campanha é uma coisa, o que acontece durante o governo é outra. Eu não sei qual será, como eu disse, se o presidente poderá ir ou não. Ele estará chegando de uma longa visita ao exterior e terá a cúpula do Mercosul no Brasil”, justificou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...