19.5 C
Brasília
20 dez 2025 22:20

Governo desmente fake news de Nikolas Ferreira e Filipe Barros sobre banheiros unissex

Deputados difundiram informações falsas

Por Luciano Nascimento 

O governo federal desmentiu uma fake news sobre uma suposta obrigação da adoção de banheiros unissex nas escolas. A notícia falsa começou a circular após a publicação, na sexta-feira (22), de uma resolução tratando de parâmetros para o acesso e permanência de pessoas travestis, mulheres e homens transexuais, além de pessoas transmasculinas e não binárias, nos sistemas e instituições de ensino.

A resolução é de autoria do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

O texto diz que as instituições de ensino – em qualquer nível – devem garantir, entre outros pontos, o uso do nome social nos formulários de matrícula, registro de frequência, avaliação e similares nos sistemas de informação utilizados pelas escolas.

Além disso, a resolução estabelece que deve ser garantido o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados por gênero, quando houver, de acordo com a identidade e/ou expressão de gênero de cada estudante.

Após a publicação, os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Filipe Barros (PL-PR) começaram a difundir informações falsas a respeito. Em vídeo publicado em uma rede social, Ferreira diz que o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) havia instituído banheiros unissex em todas as escolas do país. Já Barros afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia instituído o banheiro unissex no Brasil.

“O que a resolução aponta é a garantia de uso de banheiros, vestiários e demais espaços onde haja uso de acordo com gênero, de acordo com a identidade e/ou expressão de gênero de cada estudante. O documento também se ocupa de medidas que minimizem o risco de violência e discriminações, dentre elas a adoção de banheiros de uso individual, independente de gênero, para além dos já existentes masculinos e femininos nos espaços públicos”, disse o MDHC, por meio de nota.

Em outro ponto, a resolução diz que, sempre que possível, deverá ser feita instalação de banheiros de uso individual, independente de gênero, “para além dos já existentes masculinos e femininos nos espaços públicos”; a realização de campanhas de conscientização sobre o direito à autodeterminação de gênero das pessoas trans e suas garantias; e a fixação de cartazes informando se tratar de espaços seguros e inclusivos para todas as pessoas.

“Diferente do que está sendo propagado por peças de desinformação, o documento não possui caráter legal ou de obrigatoriedade e nem cita banheiros unissex. Também não há decreto, ordem emanada de autoridade superior que determine o cumprimento de resolução sobre o tema. A resolução apenas formula orientações quanto ao reconhecimento institucional da identidade de gênero e sua operacionalização”, disse o ministério.

AGU é acionada

O ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, disse que acionou a Advocacia-Geral da União pedindo apuração.

“Quem usa a mentira como meio de fazer política, incentiva o ódio contra minorias e não se comporta de modo republicano tem que ser tratado com os rigores da lei. É assim que vai ser”, disse o ministro em uma rede social.

Mounjaro e Ozempic: Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

IPEDF amplia base de dados e estudos estratégicos em 2025

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

Pesquisa da UnB investiga moléculas de vespa para tratamento do autismo

Por Kleber Karpov Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvem...

Procon-DF orienta consumidores sobre compras de Natal

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF)...

Busca ativa: Carro da vacina leva imunização à Ceilândia

Por Kleber Karpov O Carro da Vacina percorreu pontos estratégicos...

Vídeo original gravado por equipe de Celina Leão joga por terra vaia manipulada

Por Kleber Karpov O evento de apresentação do espetáculo de...

GDF assina contrato de R$ 19,1 milhões para construção da Casa da Mulher Brasileira na Asa Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) formalizou,...

Destaques

Mounjaro e Ozempic: Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

IPEDF amplia base de dados e estudos estratégicos em 2025

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

Pesquisa da UnB investiga moléculas de vespa para tratamento do autismo

Por Kleber Karpov Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolvem...

Procon-DF orienta consumidores sobre compras de Natal

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF)...

Busca ativa: Carro da vacina leva imunização à Ceilândia

Por Kleber Karpov O Carro da Vacina percorreu pontos estratégicos...