26.5 C
Brasília
19 mar 2026 19:13

Gestão termina e diretores do SindSaúde-DF não se apresentam à Secretaria de Saúde?

Questionados, Secretaria de Saúde do DF e Sindicato não se manifestaram 

Por Kleber Karpov

Política Distrital (PD) recebeu denúncia de servidora da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), sobre a direção do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF). De acordo com a denunciante que não quis ser identificada, a gestão dos atuais diretores da entidade sindical terminou, em 7 de fevereiro, e os servidores, com licença para desempenho de mandato classista, não se apresentaram à SES-DF para retomarem os postos de trabalho.

“A senhora Marli Rodrigues, o Antônio Agamenon, Vander Matos, Ênio Roberto e Rodrigo Conde, todos esses diretores estavam liberados pelo GDF, só que o mandato terminou no dia 7 de fevereiro. Será que a SUGETES [Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SES-DF], recebeu o comunicado do retorno desses servidores da Secretaria de Saúde?”, questionou ao observar que todos são diretores do sindicato foram liberados, durante a gestão passada, para desempenho de mandato classista.

Há controvérsia…

Um dado interessante em relação a atual gestão é que todos os diretores mencionados, participam da chapa encabeçada por Marli Rodrigues, para as eleições que devem nos diasnos dias 28, 29 e 30 de março. E que após tentar ‘vencer’ as eleições por ‘WO’ e a judicialização, por chapa concorrente, do servidor da SES-DF, Elias Lopes, por meio de um acordo judicial, Lopes conseguiu garantir a participação na disputa do processo eletivo. Nesse contexto, o juiz garantiu aos sindicalistas, a permanência, à frente da gestão do Sindicato, até que ocorra as novas eleições.

Porém…

PD conversou com uma advogada especialista em direito sindical, que pediu sigilo sobre a identidade, foi categórica em afirmar: “A licença para o exercício do Mandato Classista é por tempo certo e determinado. Os mandatos têm prazo estatutários de início e fim. Fatos intercorrentes ou superveniente que possam prorrogar, no âmbito da Entidade, a prorrogação extraordinária do mandato não detém o condão de prorrogação de Licença, devendo haver novo pedido, novo processo administrativo e nova decisão deferindo sua prorrogação. Nesse caso a senhora Marli e os demais diretores deveriam se apresentar e voltar a trabalhar. ”, afirmou a advogada.

A Lei é clara

De acordo com a Lei Complementar nº 840/2011, o artigo 148 prevê prorrogação do prazo, apenas em caso de reeleição. “A licença tem duração igual à do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleição.”.

Quanto as partes…

PD entrou em contato com o SINDSAÚDE-DF para apurar se houve o pedido de retorno, mas até o momento de publicação da matéria, não obteve retorno por parte da entidade.

O blog consultou também a SES-DF (2/Mar), quem em primeiro momento, informou que apuraria a demanda, porém, provocada novamente nesta sexta-feira (3/Mar), também não deu nenhum retorno sobre o caso.

Prevaricação e improbidade?

Uma vez que nenhuma das partes deu parecer sobre os questionamentos, as perguntas que ficam são: Será que existe uma prevaricação coletiva nessa relação, onde de um finge que não sabe e o outro que não vê e o Estado paga a conta de um ato ilegal? Em relação à SES-DF, o secretário de Saúde ainda não soma improbidade administrativa? Com a palavra a direção do SINDSAÚDE-DF e da SES-DF.

Pós publicação

Após publicar matéria, diretor do SINDSAÚDE-DF e Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), esclareceram os questionamentos não respondidos durante apuração da matéria. (Leia aqui)

Atualização: 4/3/17 às 00h12 para complementação de informações

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...