General Heleno desiste de ir à CPI dos Atos Antidemocráticos na CLDF

Fábio Félix quer Condução Coercitiva em caso de nova negativa

Por Kleber Karpov

A sessão da CPI dos Atos Antidemocráticos, agendada para quarta-feira (19/Abr), foi cancelada após, o general general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), apontar desistência de ser ouvido pela CPI. A informação, confirmada pelo presidente da Comissão, deputado distrital, Chico Vigilante (PT), por meio de comunicado à imprensa.

Segundo Vigilante, o ex-ministro de Jair Bolsonaro disse ter recebido orientação de deixar de comparecer à CPI, “para não colocar mais gasolina”. Sem tempo para se convocar (ou convidar) um outro nome para depor, em substituição a Heleno, a reunião do colegiado  está cancelada.

Vigilante chegou a ser questionado sobre possível convocação do general da reserva e um dos principais pivôs, dos diversos registros de atos antidemocráticos e golpistas que ocorreram em todo país. O distrital ponderou que ainda há  “180 dias de CPI, quem sabe mais para frente”.

Condução Coercitiva

Ao Metrópoles (Veja Aqui), o distrital, Fábio Felix (Psol) disse que deve apresentar uma intimação como convocação e caso Heleno deixe de atender, que tal pedido deve prever uma condução coercitiva.

“Heleno é obrigado a comparecer à CPI. No dia 8 de janeiro, quando o golpe foi tentado, Heleno era um político sem cargo, e como militar está na reserva há anos. É um cidadão comum que teve sua convocação aprovada de forma unânime por essa CPI. Ele só pode deixar de vir se estiver respaldado por uma decisão judicial, o que não é o caso”, disse o parlamentar, que é integrante do colegiado.

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

“Não estamos sozinhos”, afirma Celina Leão em agenda de campanha pelo DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Advogado denuncia uso de relatório da PF para destruir reputações e critica cobertura da imprensa

Por Kleber Karpov O advogado criminalista Bruno Salles Pereira Ribeiro,...

Celina Leao anuncia reenquadramento dos AOSDs da Secretaria de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

STF: Gilmar Mendes propõe vertar atuação de delegados da Polícia Federal em assessorias de ministros

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo...

Celina Leão tem 36,5% das intenções de voto, 15,8 pontos percentuais a frente de José Arruda na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa eleitoral do Instituto IGAPE,...

Hospital de Amor em Barretos inaugura ala de reabilitação oncológica

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Anvisa aprova importação de remédio experimental para piloto Lito Sousa

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Justiça Eleitoral manda suspender propaganda de Celina Leão após ação do PSDB

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...