18.5 C
Brasília
04 fev 2026 01:14

GDF moderniza sistema de tributação e administração fazendária

Por esta razão, alguns serviços ficarão indisponíveis entre os dias 27 e 30 de junho

Os sistemas de tributação e administração fazendária (Sitaf) do Governo do Distrito Federal (GDF) vão passar por um processo de modernização técnica entre 27 de junho (a partir das 21h) e 30 de junho. Por isso, alguns serviços ficarão indisponíveis nesse período. A emissão de boletos para o pagamento do IPTU e do IPVA, por exemplo, estará indisponível a partir de sábado (28). As agências físicas de atendimento estarão abertas normalmente, mas os serviços no dia 30 podem ser impactados por intermitências nos sistemas.

“Para esses impostos, e também para todos os demais tributos, o contribuinte que desejar emitir boletos de débitos que vencem entre os dias 28 e 30 poderá fazê-lo na terça-feira, dia 1º de julho, apenas com os eventuais juros e correções incidentes até o dia 28/6, se for o caso”, esclarece o secretário-executivo de Fazenda da Secretaria de Economia, Anderson Roepke.

Vale lembrar que os boletos dos principais tributos já são comumente enviados para os endereços residenciais dos contribuintes. “Aqueles emitidos antes da interrupção são válidos e podem ser pagos na rede bancária normalmente neste período”, reforça o subsecretário de Fazenda, Leonardo Cançado.

Se o contribuinte tiver alguma dúvida nesse período, deverá encaminhá-la pelos canais usuais disponíveis no site da Receita ou pelo telefone 156 a partir do retorno dos serviços na terça-feira, dia 1º. O posto da Receita no Na Hora não funcionará no sábado.

A integração tecnológica com o Detran também não funcionará no final de semana. Portanto, as informações relacionadas ao IPVA e acessadas por meio do portal do órgão de trânsito estarão indisponíveis.

Segurança e eficiência

“A migração do sistema tributário do GDF para uma nova plataforma é fundamental para garantir segurança, eficiência e confiabilidade”, diz o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, Wisney Rafael Alves Oliveira. “Essa mudança permitirá melhorar a capacidade de atendimento, reduzir custos e aumentar a proteção dos dados. Além disso, demonstra o compromisso do GDF com a inovação e modernização”, reforça ele.

Os gestores da Secretaria de Economia (Seec-DF) esclarecem que também não será possível solicitar serviços no atendimento virtual no final de semana da mudança de sistema ー como o parcelamento de débitos ou requerimentos. O retorno total dos serviços será na terça-feira, dia 1º de julho.

A partir da segunda-feira (30), alguns serviços já devem retornar normalmente. São eles:
⇒ Acesso a informações no portal de serviços
⇒ Solicitação de serviços no atendimento virtual
⇒ Acesso ao Sistema Integrado de Lançamento de Créditos (Sislanca) por outros órgãos
⇒ Serviços de emissão do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação
⇒ Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) realizados diretamente nos cartórios

Observações gerais

⇒ O processo de modernização do sistema de tributação e administração fazendária (Sitaf) não afeta a emissão de notas fiscais eletrônicas
⇒ O Programa Nota Legal teve prorrogado o prazo de indicação de conta bancária para quem opta pelo resgate do crédito em dinheiro para 4 de julho, como forma de compensação
⇒ A cobrança do ISS não será prejudicada, pois usa um sistema tecnológico à parte
⇒ A cobrança do ICMS também não será afetada
⇒ A Secretaria de Economia também enviará informações ao conselho de contabilidade e sindicato dos contabilistas

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza novo concurso público com 1.197 vagas para carreira de Desenvolvimento e Assistência Social

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...