21.5 C
Brasília
18 dez 2025 19:59

GDF Mais Perto do Cidadão desembarca pela primeira vez no Pôr do Sol para levar serviços essenciais para toda a família

Evento da Secretaria de Justiça e Cidadania celebra marco de 50 edições com programação especial que inclui desfile de moda sustentável, apresentações de artistas da região, além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos

A 50° edição do programa GDF Mais Perto do Cidadão foi marcada por momentos de solidariedade, celebração e inclusão. A edição que teve início na sexta-feira (25) movimentou a comunidade do Pôr do Sol com uma programação diversificada, oferecendo serviços públicos, atrações culturais e ações sociais. Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento chega ao fim neste sábado (26), deixando um impacto positivo na vida dos moradores.
Entre as histórias emocionantes que o evento proporcionou, está a de Maria das Graças Alves de Sousa, 66 anos, e Evaldo Manoel dos Santos, 74. O casal, que está junto há mais de nove anos esperou a edição do GDF Mais Perto do Cidadão para dar início ao tão esperado sonho: oficializar a união no casamento comunitário. Inscritos para a segunda edição da cerimônia de 2025 que será realizada em 29 de junho, eles não escondem a empolgação.
“Estamos sonhando com o momento de viver juntos, como marido e mulher, com muito amor e respeito”, compartilhou Maria das Graças. Evaldo completou: “Nosso casamento será para sempre. O que Jesus uniu, o homem não separa.” Mas o evento foi muito além do sonho do matrimônio. Para Maria das Graças, o programa também trouxe benefícios práticos e essenciais. “Aproveitei para fazer exames de vista, medir a pressão e outros que eu precisava, mas não tinha condições de realizar antes. Foi uma grande ajuda”, afirmou.
Em meio à correria do dia a dia, Rafael Alves, pai de quatro filhos, encontrou no evento uma oportunidade valiosa para cuidar de diversas necessidades da família. “Às vezes, na correria, acabamos deixando algumas coisas de lado, e eventos assim ajudam a resolver tudo de uma vez”, compartilhou. Além de vacinar as crianças, ele aproveitou os cortes de cabelo gratuitos e a emissão dos documentos de identidade dos filhos. “ A iniciativa vai além da praticidade, é uma forma que o governo olha pra gente com cuidado, mostrando como ações comunitárias fazem diferença no cotidiano das famílias”, ressalta Rafael.

Cidadania e inclusão em destaque

Secretária de Justiça Marcela Passamani comenta importância da ação do GDF de levar o acesso a serviços até os cidadãos – Foto: Sejus

A iniciativa ofereceu uma ampla gama de serviços, incluindo atendimentos especializados para pessoas com deficiência, como a emissão da Carteira PcD e do Passe Livre. Além disso, a solidariedade ganhou destaque com o Brechó Solidário Compartilha Amor, que distribuiu gratuitamente roupas e acessórios para a comunidade.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância do programa: “Está edição era uma edição muito aguardada, trazer serviços para perto das pessoas fortalece o vínculo com a comunidade e promove inclusão. Estamos muito honrados com esse evento, com a qualidade. É isso que o GDF faz. Ele traz o serviço para perto do cidadão”, destaca a secretária de Justiça do DF.

Cultura e lazer

O evento também celebrou a cultura local, com apresentações de artistas como Débora Alencar, MC Erickducorte e Elson Canário, além do desfile de moda da grife Raízes do Sol. O projeto é fruto de uma iniciativa da instituição Fehsolna, que durante a pandemia promoveu oficinas de corte e costura com foco no desenvolvimento social, inclusão e empreendedorismo entre famílias da região.
Espaços para crianças, serviços de beleza e vacinação de pets completaram a programação, garantindo diversão e cuidados para todas as idades. Entre os destaques, o curso Protagonista da Casa capacitou participantes em habilidades domésticas para aumentar a renda familiar. Já a iniciativa Um Novo Olhar para a Melhor Idade realizou exames oftalmológicos e doou óculos, reafirmando o compromisso com a saúde e o bem-estar dos idosos.

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Destaques

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Fraude no INSS: “Se tiver filho meu nisso, será investigado”, diz Lula ao defender investigação irrestrita

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...