23.5 C
Brasília
07 jan 2026 15:23

GDF limita despesa pública para garantir equilíbrio fiscal em 2026

Medida publicada no DODF autoriza liberação de 1/12 do orçamento mensalmente

Por Kleber Karpov

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta segunda-feira (5), o Decreto nº 48.125 para limitar a despesa pública no início do exercício financeiro de 2026. A medida, divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), visa controlar os gastos e garantir o equilíbrio fiscal por meio da liberação de apenas 1/12 do orçamento aprovado para cada unidade orçamentária, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Controle orçamentário e fluxo de caixa

De acordo com o decreto, a autorização para liberar apenas uma fração do orçamento busca resguardar os recursos públicos até que a programação fiscal e financeira seja concluída. Essa etapa é considerada fundamental para alinhar a programação mensal de desembolso com a expectativa de arrecadação do Distrito Federal.

A iniciativa tem como finalidade ajustar o fluxo de caixa à entrada efetiva de recursos, evitando desequilíbrios financeiros e assegurando maior previsibilidade na execução orçamentária ao longo do exercício. As disposições do decreto terão vigência até a finalização da programação, quando os parâmetros de execução poderão ser ajustados conforme a arrecadação.

Gestão fiscal responsável

Segundo o secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento da Secretaria de Economia (Seec-DF), Thiago Conde, a medida é necessária para uma gestão responsável. “A liberação mensal de 1/12 do orçamento permite que o governo acompanhe com mais precisão o comportamento da arrecadação e ajuste os desembolsos à realidade financeira, prevenindo riscos ao equilíbrio das contas públicas”, afirmou.

O decreto também estabelece que solicitações de excepcionalidade devem ser encaminhadas à Seec-DF. A pasta ficará responsável por avaliar os pedidos com base em critérios técnicos e na disponibilidade financeira do Distrito Federal.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 

IPVA 2026: GDF divulga datas e valores para pagamento

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou,...

Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika

Por Kleber Karpov Pesquisadores brasileiros do Consórcio Brasileiro de Coortes...

GDF amplia oferta de vacinas contra a gripe à população

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...

Combate a dengue: DF visitou mais de 1,8 milhão de residências no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Contribuintes do DF têm até o dia 20 para usar créditos do Nota Legal em impostos

Por Kleber Karpov Contribuintes do Distrito Federal (DF) têm até...

EUA recuam sobre liderança de Maduro em cartel, mas mantêm acusação de narcotráfico

Por Kleber Karpov O Departamento de Justiça dos Estados Unidos...

Programa federal leva cirurgias oncológicas do SUS para hospital privado no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O programa "Agora Tem Especialistas", do governo...

Destaques

IPVA 2026: GDF divulga datas e valores para pagamento

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou,...

Inscrições para curso de verão da Escola de Música de Brasília terminam nesta quarta (7)

Por Kleber Karpov O prazo para as inscrições gratuitas na...

Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika

Por Kleber Karpov Pesquisadores brasileiros do Consórcio Brasileiro de Coortes...

GDF amplia oferta de vacinas contra a gripe à população

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou,...

Combate a dengue: DF visitou mais de 1,8 milhão de residências no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...