Por Kleber Karpov
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) entregou, nesta sexta-feira (30/Jan), o benefício Cheque Moradia para 44 famílias da capital. A ação realizada no auditório da sede da companhia e integra as medidas do programa Morar DF para facilitar a aquisição da casa própria. O recurso deve ser utilizado exclusivamente para o pagamento da entrada do financiamento no momento da assinatura do contrato com a construtora.
O subsídio oferecido pelo governo local possui valor fixo de R$ 16.079,27. Diferente de outras modalidades, o programa não exige inscrição prévia específica para o benefício, sendo concedido diretamente aos candidatos já habilitados pela Codhab que estejam em fase de finalização da compra do imóvel. A autarquia realiza o repasse do montante para a construtora responsável pelo empreendimento habitacional.
A estratégia deve contemplar tanto unidades habitacionais coordenadas pela própria companhia quanto empreendimentos da iniciativa privada que estejam cadastrados no sistema. Para ter direito ao recurso, o beneficiário deve apresentar renda bruta familiar mensal de até cinco salários-mínimos e manter a habilitação regular junto ao órgão de habitação do Distrito Federal.
Impacto social e relatos
O presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, afirmou que a iniciativa deve atuar como ferramenta de transformação social ao sanar a principal dificuldade financeira das famílias. Segundo o gestor, o aporte financeiro viabiliza a concretização do negócio jurídico no momento da entrada. “Cada cheque é uma ferramenta concreta para ajudar as famílias justamente no momento mais difícil da aquisição do imóvel, que é a entrada do financiamento”, disse Marcelo Fagundes.
Entre os contemplados, a professora Sandra Pereira ressaltou que o subsídio foi determinante para a viabilidade da compra. O desenvolvedor de Tecnologia da Informação, Yuri Ruan, também destacou que a utilização do cheque deve garantir o acesso ao primeiro imóvel próprio. Ambos participaram da cerimônia de entrega simbólica conduzida pela diretoria da companhia nesta sexta-feira.
“Sozinha eu não conseguiria dar a entrada. Agradeço primeiramente a Deus e a todos os que me ajudaram a conseguir esse benefício”, disse Sandra Pereira.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









