GDF autoriza a promoção de 674 bombeiros militares

Com a redução de interstício desses profissionais, governo ultrapassou a marca de 2,8 mil beneficiados em 2024

Por Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha autorizou, nesta terça-feira (17), a redução de interstício – tempo que cada militar precisa cumprir no posto ou graduação antes de ser promovido – para 674 bombeiros militares. Com a promoção, o Governo do Distrito Federal (GDF) superou a marca de 2,8 mil beneficiados em 2024, a maior feita em um mesmo ano.

A assinatura ocorreu no gabinete do governador com a presença do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Sandro Gomes, e do deputado distrital e bombeiro militar Roosevelt Vilela.

Para Ibaneis Rocha, a quebra do interstício resolve um “problema histórico” do Distrito Federal | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Nesse momento, estamos assinando a quebra do interstício. Com isso, a gente possibilita o maior número de promoções dentro do Corpo de Bombeiros Militar, resolvendo um problema histórico que existia aqui na capital da República”, disse Ibaneis Rocha.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o governo acerta ao cuidar das carreiras que compõem as forças de segurança, seja com as nomeações – que somam cerca de 6 mil desde 2019 –, seja com a reestruturação e as promoções. “Os bombeiros militares, a PMDF e a PCDF têm feito um trabalho que merece o reconhecimento da população e muito disso é em razão dessa recomposição. O governador Ibaneis Rocha tem entendido isso e, com sensibilidade, faz com que as forças de segurança tenham a efetiva condição de trabalho”, pontuou.

O decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha diminui em 50% o tempo de trabalho num posto para subir na carreira e contempla 200 oficiais e 474 praças, totalizando 674 militares. Ou seja, um profissional que precisaria ficar quatro anos no mesmo posto, terá de ficar dois anos, por exemplo.

A medida é elogiada pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar. “É um presente de Natal. Há casos de bombeiros que, se não tivessem a redução de interstício, iriam para a reserva, e agora vão ficar mais tempo trabalhando para a corporação e servindo à população”, disse Sandro Gomes.

Ponte entre o GDF e a Câmara Legislativa nos assuntos relacionados aos bombeiros, o deputado distrital Roosevelt Vilela também comemorou. “Essa é mais uma ação do governador Ibaneis que entra para a história. É um reconhecimento ao trabalho e à importância dos nossos militares para a sociedade. Tivemos promoções em março e abril, julho e agosto e novembro e dezembro. Somando as três são mais de 2,8 mil reduções de interstício. Em nenhum outro ano na história houve uma redução desse tamanho”, explicou.

Misantropi4: Falso alerta da Defesa Civil atingiu ao menos 30 milhões em 8 estados

Por Kleber Karpov Usuários de telefonia móvel de ao menos...

IgesDF prepara gestores para prevenir e mediar conflitos nas equipes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

Misantropi4: Falso alerta da Defesa Civil atingiu ao menos 30 milhões em 8 estados

Por Kleber Karpov Usuários de telefonia móvel de ao menos...

Acolhe DF amplia adesão ao tratamento e encaminha 390 pessoas para comunidades terapêuticas em 11 meses

Por Kleber Karpov Nos últimos 11 meses, o programa Acolhe...

IgesDF prepara gestores para prevenir e mediar conflitos nas equipes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...