Fundação investiga mortes e internação de crianças em Minas Gerais

São João Del Rey registrou três mortes no intervalo de 1 mês

A prefeitura de São João Del Rey, cidade a 190 quilômetros ao sul de Belo Horizonte, suspendeu as aulas após a morte de três crianças no município em um intervalo de pouco mais de 1 mês, desde 24 de setembro. As aulas também foram suspensas pelas prefeituras de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas. As seis cidades ficam no sudeste de Minas Gerais.

A Fundação Ezequiel Dias, ligada à Secretaria de Saúde de Minas Gerais ainda investiga as causas das mortes e de internação de outras crianças da região. “As amostras relativas aos casos ocorridos no município seguem em análise para complemento das investigações epidemiológicas, tanto no laboratório referência do estado, quanto no município”, diz nota da fundação.

Conforme a secretaria, “não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população”.

Escarlatina

A Prefeitura de Felício dos Santos, a 370 quilômetros ao norte de Belo Horizonte, notificou a Secretaria de Saúde do estado de um surto de escarlatina no município. As atividades nas escolas da cidade foram interrompidas.

Para a secretaria, “a definição de surto é a situação em que há aumento acima do esperado na ocorrência de casos de evento ou doença em uma área ou entre um grupo específico de pessoas, em determinado período”.

De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, “escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa que costuma ocorrer em crianças em idade escolar, durante a primavera. É transmitida pela mesma bactéria que causa amidalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela”.

A transmissão acontece quando há contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas infectadas, mesmo sem sinais da enfermidade. O período de incubação varia de 1 a 10 dias.

Em nota encaminhada à Agência Brasil, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais diz que “não recomenda o fechamento de escolas” no município de São João Del Rey.

Câncer de colo de útero: DF é um dos pioneiros na realização de exame inovador

Por Kleber Karpov O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)...

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Câncer de colo de útero: DF é um dos pioneiros na realização de exame inovador

Por Kleber Karpov O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)...

Semana da Enfermagem reafirma protagonismo da maior força de trabalho da saúde brasileira

Por Kleber Karpov Profissionais de Enfermagem de todo o Brasil...

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Fepecs é qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...