20.5 C
Brasília
22 mar 2026 01:07

Flávia Arruda: O abraço da mulher, arranha o PL

Por Kleber Karpov

Durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um abraço inusitado chamou atenção do meio político. Flávia Arruda, ex-ministra da Secretaria de Governo, do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ), cumprimentou o petista com um fraterno abraço.

O caso chamou atenção, dado o clima de polarização instaurada no país, que abrangia não apenas Bolsonaro, uma vez que se refletia em parte considerável de gestores nomeados pelo ex-mandatário do Palácio do Planalto.

Abraço esse que acabou por repercutir em críticas de militantes bolsonaristas, que acusaram Flavia Arruda de traição. Entre os inconformados, há quem aposte que ex-ministra e ainda, deputada federal, até 1º de fevereiro, acabou com a carreira política.

Vale observar que, Flávia Arruda, então presidente do PL-DF, acabou por renunciar ao cargo e deixar a legenda. Para a ex-ministra, pesou o “posicionamento do partido” do processo eleitoral desse ano, o que a levou a “considerar os fatos”, e se manter fiel aos “ideais democráticos”.

Considerando os fatos das últimas eleições, o posicionamento do partido e meus ideais democráticos, sigo em um novo caminho com os sinceros votos de que a política continue sendo espaço de respeito, diálogo e busca de um Brasil melhor… –

A parlamentar, ponderou ainda o sucesso obtido nas urnas do DF, em relação a eleição de candidatos ligados ao partido. “Me desfilio hoje do Partido Liberal com certeza, tranquilidade e sentimento de dever cumprido no meu mandato, no ministério e na presidência regional. Entrego um partido com a maior bancada do DF, lideranças fortes e motivadas”, concluiu.

Fim de carreira?

Se por um lado, Flavia Arruda é rechaçada por parte da militância bolsonarista, por outro a deputada tem a exata noção da fragilidade do partido se colocou a médio e longo prazo. Ainda que o PL tenha composto a maior bancada de senadores, deputados federais, além dos quatro distritais na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e números expressivos de governadores e deputados estaduais, eleitos sob a onda de Bolsonaro.

Um dos motivos ocorre em decorrência das condições sensíveis que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto (PL), alçou a legenda, após levar uma multa de R$ 22,9 milhões, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por litigância de má-fé (23/Nov), decorrente de ação em que o partido solicitou a anulação do segundo turno, das eleições.

Outro motivo está diretamente ligado a possibilidade de haver um colapso da militância bolsonarista, isso após episódios como a tentativa frustrada de se deflagrar um golpe, por meio de intervenção militar, de se induzir a mobilização de milhões de brasileiros por cerca de 60 dias a em apoio aos movimentos golpistas e, por fim, deixar o país.

Ideais democráticos

Por fim, Flavia Arruda, também sabe que embora Lula tenha um grande desafio de recuperar o país nos próximos quatro anos, o petista tem histórico de êxito nas duas gestões, 2003 à 2006  e 2007 à 2010 em que deixou os governos com aprovação de 57% e 83%, respetivamente. Dados esses, se repetidos, podem representar um incremento no ativo político significante para dar continuidade a carreira política.

Flávia Arruda

Esposa do ex-governador do DF, José Roberto Arruda, Flávia Arruda concorreu a vaga ao Senado Federal, com apoio do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), porém, acabou derrotada pela ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), apoiada pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...