19.5 C
Brasília
03 fev 2026 22:38

Festival de Areia diverte população com competições de vôlei de praia e futevôlei

Concluído na manhã deste domingo (25), evento recebeu investimento de aproximadamente R$ 2 milhões e reuniu cerca de 150 atletas

Por Catarina Loiola

Cerca de 150 atletas de vôlei de praia e futevôlei participaram do Festival de Areia de Brasília, que começou na quinta-feira (22) e teve seu ápice neste domingo (25), com a premiação dos vencedores. O evento recebeu um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), e reuniu centenas de entusiastas dos esportes no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson.

O último dia do Festival de Areia de Brasília, que começou na quinta-feira (22), premiou os atletas vencedores na competição de vôlei de praia | Fotos: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

As disputas foram parte da etapa Challenger do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, com 38 duplas competindo na categoria masculina e 30 no grupo feminino. O DF foi representado pelos atletas Felipe Alves, que conquistou o terceiro lugar, Léo Vieira, Teresa Cavalcanti, Solange Leal e Ângela Lavalle. A programação contou ainda com desafios de futevôlei, entrega de brindes como regatas, camisas e bolas, show de artistas locais e atividades para as crianças.

Natural da Bahia, Felipe Alves, 25 anos, pratica vôlei desde a adolescência e chegou no Quadradinho em 2017 para jogar profissionalmente. “Sou quase um candango, fui abraçado por Brasília. Não tenho nenhum parente aqui, apenas a minha família do vôlei, e foi muito gostoso jogar em casa, teve uma energia fenomenal”, disse ele, que é atendido pelo programa Bolsa Atleta, benefício federal disponibilizado aos atletas pela SEL.

O atleta Felipe Alves gostou de participar de um campeonato de vôlei de praia na cidade onde vive: “Foi muito gostoso jogar em casa, teve uma energia fenomenal”

O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, ressaltou o crescimento do vôlei no DF e adiantou que mais um torneio será sediado pela capital federal ainda neste ano. “Ano passado, nós trouxemos a Liga das Nações de Vôlei Feminino e, no começo deste ano, tivemos uma etapa do Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2024, antes das Olimpíadas. E para encerrar esse ano com chave de ouro, teremos a Superliga Master de vôlei, em setembro.”

Junqueira também destacou o potencial de Brasília para sediar grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Segundo ele, a capital brasileira se sobressai devido à infraestrutura, com ginásios, campos e arenas prontos para receber atletas de alto rendimento, e ao hub logístico, uma vez que o aeroporto está a cerca de 20 minutos da área central e a rede hoteleira brasiliense dispõe de mais de 400 hotéis. “Quem faz evento em Brasília não quer fazer em outro lugar, e isso é resultado do investimento do Governo do Distrito Federal”, enfatizou.

Experiência

O público presente no Festival de Areia apreciou saques, levantamentos e defesas de tirar o fôlego. A analista de seguridade social Rosane Felicio, 39 anos, e o filho, o assistente jurídico Marcelo Felicio, 20, se surpreenderam com a técnica dos atletas. “É nossa primeira vez assistindo vôlei de praia. Gostei demais! Ficamos emocionados, gritamos e torcemos muito”, conta Rosane. “Foi legal conhecer um esporte novo, pertinho de casa”, completa Marcelo.

A analista de seguridade social Rosane Felicio aproveitou o evento ao lado do filho, Marcelo: “Gostei demais! Ficamos emocionados, gritamos e torcemos muito”

A manhã também foi emocionante para a designer de experiência Mylena Cardoso, 25, e o biomédico Gabriel da Silva, 25. “Todas as duplas que eu gostei ganharam. Acho que trouxe sorte para eles, hein? Nós dois puxamos os gritos de ‘ace’ e ‘monster block’ na torcida. Foi muito divertido”, contou Mylena. Já Gabriel observou o impacto do festival na agenda brasiliense: “É muito importante para o esporte e para a galera, que pode sair um pouco da caixa, conhecer coisas novas. Foi uma manhã muito boa e agora vamos terminar o dia no Eixão do Lazer”, revelou ele.

Esta foi a primeira edição do Festival de Areia e, segundo o diretor do evento, Bruno Ferreira, superou as expectativas. “Foi um grande sucesso. Já nesse primeiro ano conseguimos trazer uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que já é um conteúdo muito consolidado no Brasil. A gente também trouxe um grande desafio de futevôlei, com os melhores atletas do Brasil, e o resultado é mais que positivo. Tivemos um público muito bacana, desde crianças até idosos, curtindo o esporte e as atividades que proporcionamos”, salientou.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...