19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:00

Femama define prioridades que nortearão as ações da federação em 2025

Pautas prioritárias da federação visam garantir acesso a diagnóstico precoce e tratamento personalizado a pacientes com câncer de mama

Por Isabela Wornunk

O 11º Fórum de Controle do Câncer da Mulher, promovido pela FEMAMA em novembro do último ano, reuniu as instituições associadas de todo o Brasil para a escolha das prioridades que nortearão as ações da Rede em 2025. Estas serão as principais pautas para continuar fortalecendo o compromisso da federação com a promoção da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

As prioridades definidas pela Rede FEMAMA demonstram o compromisso da instituição em garantir o acesso equitativo e integral ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama para todas as pacientes, em todas as cidades do Brasil. Seu objetivo é padronizar o cuidado, assegurando que todas as pacientes, independente do lugar onde vivem ou de sua condição social, tenham acesso a um tratamento eficaz e seguro.

“Nessa caminhada conjunta, conquistamos importantes resultados, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. Nosso trabalho segue cada vez mais necessário e relevante. Afinal, queremos que as leis já implementadas sejam cumpridas, que as políticas de saúde tenham recursos suficientes e possam incluir as novas tecnologias disponíveis para atender toda a população afetada pelo câncer. Seguimos buscando construir um futuro onde a sociedade tenha um olhar mais preventivo e proativo para a saúde”, afirma Dra. Maira Caleffi, Presidente Fundadora da FEMAMA.

Conheça as prioridades da FEMAMA para 2025:

1° – Testes Genéticos e Genômicos

A adoção de testes genéticos e genômicos é essencial para avançar na medicina personalizada, estimulando ações preventivas, permitindo um diagnóstico mais preciso e tratamentos direcionados para pessoas com câncer. Essas tecnologias possibilitam identificar mutações específicas associadas ao câncer, promovendo:

Prevenção: Identificação precoce de indivíduos com predisposição genética, como mutações BRCA1/BRCA2 para câncer de mama e ovário.

Custo-efetividade: A personalização de tratamentos evita terapias desnecessárias e reduz custos de internações ou complicações.

Equidade no acesso à tecnologia de ponta: Garantir que os testes sejam incorporados no SUS em âmbito nacional diminui desigualdades no acesso ao diagnóstico avançado.

Atuação FEMAMA: Defender a incorporação dos testes genéticos e genômicos no SUS em âmbito nacional com a tramitação dos PL’s 265/2020 e 25/2019. Apoiar de forma propositiva o desenvolvimento de soluções e estratégias para uma política de testagem genética e genômica no SUS com base no estudo realizado pelo Policy Paper, publicado em 2024.

2° – Implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC)

A implementação da PNPCC se faz urgente no Brasil para reduzir a incidência e mortalidade por câncer, integrando ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos. A PNPCC organiza o sistema de saúde para permitir uma gestão mais eficiente frente ao aumento de casos de câncer no país.

Prevenção primária: Promove políticas de saúde pública, como campanhas de vacinação e conscientização, orientando também práticas e hábitos de saúde para a sociedade como um todo.

Diagnóstico precoce: Ampliação do rastreamento e estruturação da atenção primária para identificar casos iniciais, aumentando as chances de cura.

Fortalecimento do SUS: A PNPCC propõe integração entre os níveis de atenção à saúde, otimizando recursos e melhorando fluxos assistenciais.

Atuação FEMAMA: Articulação em rede para estimular Estados e Municípios a priorizar a execução das ações previstas na PNPCC, com recursos alocados para prevenção, capacitação de profissionais da APS e expansão da infraestrutura. Apoiar a capacitação de profissionais de saúde sobre câncer de mama, cânceres femininos e saúde da mulher.

3° – Navegação de Pessoas com Câncer no SUS

A navegação de pessoas com câncer é uma metodologia que tem como objetivo reduzir barreiras no acesso e na continuidade do cuidado, garantindo que o paciente receba o tratamento certo, no momento certo. Isso é especialmente crítico no SUS, onde os desafios incluem filas de espera, dificuldade em obter diagnósticos, falta de informação e de coordenação entre serviços.

Principais Benefícios da Navegação:

  • Redução de atrasos no início do tratamento, especialmente em casos em que o tempo é fator decisivo.
  • Atenção integral com suporte emocional e social para pacientes, especialmente se estão em situação de vulnerabilidade.
  • Melhoria da comunicação entre unidades básicas de saúde, centros de diagnóstico e hospitais de referência.

Atuação FEMAMA: Acompanhar a implementação dos programas de navegação aprovados em diferentes estados e municípios. Acompanhar a implementação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes instituído pela PNPCC. Apoiar a capacitação de “navegadores” (profissionais ou equipes multiprofissionais dedicadas) através da Universidade FEMAMA.

Sobre a FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina.
Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...