18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:21

Feira de Acessibilidade do DF amplia inclusão a pessoas com diversas deficiências

Iniciativa da Secretaria de Educação e parceiros acolhe propostas de inclusão para cadeirantes, autistas e portadores de doenças raras.

Por Kleber Karpov

O GDF realiza em conjunto com a Regional de Ensino de Taguatinga realizam a 4ª Feira de Acessibilidade do Distrito Federal e inovam ao expandir o seu escopo para além da deficiência visual, além de acolher projetos de inclusão para pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais, como cadeirantes, autistas e portadores de doenças raras. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de setembro, no Alameda Shopping, em Taguatinga e as  inscrições para a apresentação de trabalhos ficam abertas até 5 de setembro.

A feira é uma iniciativa da Biblioteca Braille Dorina Nowill, equipamento da Secretaria de Educação (SEEDF). Eliane Ferreira, coordenadora da biblioteca, comemora a evolução do projeto, que cresceu em alcance desde a primeira edição, em 2022. “A feira tomou uma proporção muito maior, com atividades culturais, teatro, música, divulgação de tecnologias e forte engajamento de diferentes segmentos”, explica. O evento, com entrada gratuita, acontecerá das 10h às 19h.

Espaço de articulação e valorização

A coordenadora da Regional de Ensino de Taguatinga, Daniela Souza dos Santos Freitas, destaca a importância da feira para quebrar preconceitos. “É preciso quebrar preconceitos e mostrar a importância deles, mostrar o quanto eles são capazes de fazer parte da sociedade”, afirma.

Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, a feira é um espaço de articulação entre a sociedade civil e o poder público. “A Feira de Acessibilidade demonstra isso na prática, reunindo instituições e a sociedade para discutir, apresentar tecnologias assistivas e práticas pedagógicas voltadas para esse público”, diz. O evento contará com a participação de mais de 20 instituições, incluindo a Biblioteca Nacional de Brasília, a Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, o Sebrae e a Defensoria Pública.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...