24.5 C
Brasília
01 fev 2026 21:24

Farmácia de alto custo de Ceilândia funcionou neste sábado (29)

Medida garantiu que usuários pudessem retirar os medicamentos do mês

Por Josiane Canterle

Os usuários de medicamentos de alto custo ganharam mais um dia para conseguir retirar os seus insumos. A farmácia de Ceilândia abriu na manhã deste sábado (29), das 7h às 12h, com o propósito de entregar a medicação aos pacientes que não conseguiram pegar seus remédios durante a semana.

“Não temos o número de pacientes que estiveram aqui hoje porque não foi necessária a distribuição de senhas”, informa a responsável pela farmácia de alto custo de Ceilândia, Aline da Silva Chagas. “Não houve espera pelo atendimento”, destacou a gestora.

A farmácia atende cerca de 13 mil usuários por mês, uma média diária de 500 atendimentos. Em fevereiro, o funcionamento foi impactado devido ao menor número de dias úteis, o que levou os gestores a tomarem algumas medidas para que nenhum paciente ficasse sem seu medicamento.

“Nosso horário de funcionamento é das 8 horas da manhã às 5 da tarde, mas diante do grande número de pacientes que aguardavam na fila, ficamos além desse horário”, explica Aline. “Como na última sexta-feira [28] a demanda foi ainda maior, nos organizamos para abrir a farmácia hoje pela manhã.” Na noite de sexta-feira, a farmácia entregou o último medicamento às 22h.

Reforma e melhorias

A unidade passou recentemente por reformas. O número de guichês aumentou de 12 para 16, e dois consultórios para atendimento de farmácia clínica foram revitalizados, somando, agora, quatro salas. O prédio também ganhou pintura nova, mais assentos para a espera, reforma nos banheiros e climatização da área de estoque dos medicamentos, para garantir a qualidade e eficácia dos remédios.

O complexo da farmácia de Ceilândia terá, ainda, mais um bloco revitalizado. Nesse espaço serão desenvolvidas as atividades gerenciais e administrativas, bem como seguirá funcionando o cadastro de novos usuários e o atendimento a pacientes de insuficiência renal.

Atendimento

A farmácia de alto custo de Ceilândia, assim como as do Gama e da Asa Sul, faz parte do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Juntas, atendem, diariamente, 1.250 pacientes, com funcionamento de segunda a sexta-feira.

Somente em Ceilândia foram dispensados, em janeiro, 253.523 medicamentos de alto custo. A expectativa, com a revitalização, é que a unidade aumente para cerca de 350 mil remédios dispensados por mês.

Fonte: Agência Saúde DF

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...