19.5 C
Brasília
05 dez 2025 09:38

Fábio Gondim questiona ‘reais intenções’ de Rollemberg com retirada de painel do Metrópoles

Por Kleber Karpov

Em um artigo publicado na rede social Facebook, o ex-secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Fábio Gondim, questionou as reais intenções do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), em relação a ação da Agência de Fiscalização de Brasília (AGEFIS), na retirada do painel de prédio no centro de Brasília.

Ex-secretário de Saúde do DF, Fábio Gondim

Engenheiro Civil por formação, Gondim chamou atenção para o ‘preparo’ da equipe para, imediatamente, após decisão liminar do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), terem iniciado a retirada do painel de mais de 250m2. Ação essa que precisava de preparação prévia, inclusive com ação do Corpo de Bombeiros.

Confira na integra 

Rollemberg, agiu como o homem da anedota que, ao saber que sua esposa o traía no sofá da sala, mandou jogar fora o sofá.

Numa ação autoritária e maquiavélica, Rollemberg deixou sua agência de fiscalização de sobreaviso para, no momento em que saísse uma decisão liminar no plantão do Tribunal de Justiça, fizesse de imediato a desinstalação de um painel eletrônico que veiculava notícias ruins sobre seu governo. Para dar ares de isenção à medida, retirou, também, outros painéis instalados há anos na mesma área.

Chama a atenção a eficiência com que a AGEFIS, minutos depois da decisão liminar, já estava no local, preparada para uma dificílima ação de desmontagem. O painel tem 270 metros quadrados, pesa algumas toneladas e está pendurado na empena de um prédio, a dezenas de metros de altura. Mesmo assim, os funcionários da agência chegaram rápido, municiados dos equipamentos necessários e sabendo exatamente o que fazer. Obviamente, a agência de fiscalização já havia ensaiado a desmontagem e estava preparada para fazê-lo assim que saísse a liminar.

Mais natural seria que a liminar saísse no sábado, os procuradores dessem conhecimento à agência de fiscalização, que, na segunda, iria se reunir com sua equipe para tratar da melhor forma de desmontar um painel daquela dimensão. Nesse ínterim, o Metrópoles poderia recorrer e derrubar a liminar. O painel ficaria lá até que a ação judicial fosse transitada em julgado. Aliás, em situação normal, nem ação contra o painel deveria existir. No máximo, o governo poderia questionar o conteúdo das publicações. No entanto, o governo tinha pressa e tomou todas as medidas necessárias para que não houvesse demora na desmontagem e nem tempo para que o órgão de imprensa pudesse recorrer.

Chama a atenção, todavia, o fato de que o painel foi instalado com a autorização do próprio governo Rollemberg, que, por meio da Secretaria das Cidades, em 29/12/2017, aprovou o pedido de instalação. O Secretário à época era, ninguém menos que Marcos Dantas, braço direito do governador em todos os momentos. E foi o mesmo governo que pediu na Justiça a desinstalação do painel. Isso é inaceitável, seja para a iniciativa privada, que fica refém da insensatez do governo de plantão e pior ainda para a população que corre o risco de ter que arcar com prejuízos que certamente advirão de ações judiciais para reparação de danos, seja pela instalação de um painel autorizado pelo governo, seja pela desinstalação e eventual reinstalação. Esse sim é o verdadeiro prejuízo ao erário!

É preciso que os gestores públicos sejam direta e pessoalmente responsabilizados por eventuais prejuízos decorrentes de sua ação arbitrária. Se a instalação dos painéis não poderia ter sido autorizada, então, que respondam pelo prejuízo quando o Metrópoles e as outras empresas que tiveram seus painéis desinstalados ganharem na Justiça indenização pelos investimentos. Se a desinstalação for revertida pela Justiça e o governo for obrigado a reinstalar os painéis, que os custos de desinstalação e reinstalação também sejam arcados única e exclusivamente pelos agentes públicos que deram causa a essa presepada. O que não pode é o povo continuar pagando pelos desmandos e arbitrariedades de um governo que já está demorando muito para acabar.

No mais, a mulher do homem da anedota continuará sua vida dupla de traição matrimonial em outro móvel da casa, e o governador continuará sendo (ainda mais) criticado pelas suas ações por meio de outros veículos e em outros meios de comunicação.

#FábioGondim

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...