23.5 C
Brasília
19 mar 2026 20:58

Fábio Gondim: Brasília em queda livre

A queda do viaduto no Eixo Sul, no centro de Brasília, abriu uma discussão sobre omissão, falta de preservação e maus cuidados com obras, construções e estruturas erguidas há quase 60 anos, quando a capital foi fundada. É só fazer um pequeno passeio pela rodoviária do Plano Piloto, no Coração da capital, que encontramos falhas, rachaduras, goteiras, pilares e vigas de sustentação velhas, além de ferros expostos e oxidados, em função da ação do tempo e de falta de manutenção, de verdade.Em um vídeo postado na rede social, Facebook, o ex-secretário de Saúde, mas, sobretudo, engenheiro civil e calculista, Fábio Gondim fez um alerta sobre as condições precárias da rodoviária que, na análise de Gondim, também corre “seríssimo” risco de desabamento.

“Todos nós vemos uma eterna infiltração, goteiras o tempo inteiro, passando por uma estrutura de concreto armado. As vigas estão perdendo sua sustentação e podem desabar, assim como outras pela cidade.”, advertiu o engenheiro.

Ainda segundo Gondim, a ausência de ações do Poder Público, em se debruçar para solucionar problemas dessa natureza, “causa uma enorme insegurança ao brasiliense, que há dois dias ficou alarmado, com o desabamento de uma garagem inteira de um prédio na Asa Norte. São situações tristes e que nunca foram vivenciadas pela nossa população.”, disse.

Na análise de Gondim, “Brasília perdeu seu rumo”, pois a cidade cresceu e os governantes que passaram pelo Buriti não se preocuparam em melhorar a saúde e a educação, o transporte público e a segurança pública.

“Precisamos encontrar novos líderes, pessoas capazes de devolver a Brasília a qualidade de vida que nós sempre tivemos. O ano de 2018 é ideal para dar um novo sentido para a cidade.”, concluiu Gondim.

Confira o Vídeo:

Destaques

Março Azul alerta para o câncer de intestino e reforça a importância da prevenção

Por Kleber Karpov A campanha Março Azul 2026, promovida por...

Governo Federal publica Medida Provisória que obriga registro de fretes e bloqueia operações fora do piso mínimo

Por Kleber Karpov O Governo Federal publicou, nesta quinta-feira (19/Mar),...

Ibaneis Rocha autoriza início de nova fase das obras no Teatro Nacional, com reforma da Sala Villa-Lobos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Brasília receberá fórum nacional que debate o papel dos fundos públicos no Brasil

Por Kleber Karpov Brasília deve sediar, entre os dias 1º...

CCJ aprova relatoria de Marangoni que torna imediata prisão de agressores que descumprem medida protetiva

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça e...