22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:29

Exclusivo: Vigilantes realizam parto de grávida em frente ao Centro Obstétrico do hospital de Santa Maria

Caso ocorre após grávida ser atendida sob alegação de estar com fortes dores e médica mandar de volta para casa

Por Kleber Karpov

Uma gestante entrou em trabalho de parto e deu a luz a um bebê, auxiliada por dois vigilantes, em frente ao Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na manhã desta quarta-feira (12/Mai). De acordo com informações de pessoas presentes, o caso ocorreu, após a usuária do SUS, ser atendida no hospital no hospital e a médica, não identificada, ter mandada a paciente de volta para casa.

Imagens cedidas ao Política Distrital (PD), por outra testemunha, sob sigilo de identidade, mostra os momentos em que a gestante deu a luz e os primeiros socorros realizados por profissionais de saúde do HRSM.

Vigilantes, parteiros

Em um áudio também recebido por PD, outra testemunha, relata o desespero da grávida e a realização do parto por dois vigilantes, praticamente colado a cerca do Centro Obstétrico do HRSM.

“A paciente tinha dado entrada no hospital, falou que estava com muita dor, só que a médica falou que não era a hora ainda e mandou voltar para casa. Aí, de frente mesmo [do HRSM] ali, virando, a bichinha saiu de pé, e quem fez o parto dela foi o vigilante, dois vigilantes. Aí depois chegou uma socorrista e uma enfermeira com a cadeira de roda só que o bebê já tinha nascido.”, relatou uma das testemunhas, disse ao apontar que um rapaz que passava na hora, retirou a camiseta para cobrir o recém-nascido.

O que diz o IGESDF

Por meio da assessoria de Comunicação, o Institudo de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), informou que “a paciente deu entrada no Centro Obstétrico do HRSM após o nascimento do bebê. O IgesDF acrescenta que a paciente realizava acompanhamento pré-natal na cidade de ocidental e foi prontamente atendida pela equipe do HRSM.”.

Atualizada as 11h03 de 24/05/2023, para inclusão da posição do IGESDF.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...