18.5 C
Brasília
04 fev 2026 04:50

Estudantes de enfermagem fazem curso de capacitação ofertado pelo IgesDF

O foco foi na admissão do paciente grave na sala de emergência

Nesta quinta-feira (20), estudantes da área de enfermagem tiveram a oportunidade de fazer uma capacitação voltada para a “Admissão do paciente grave na sala de emergência”, promovida pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). O curso ocorreu no Centro de Simulação Realística do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Segundo Gustavo Rios, enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente e ministrante do curso, o objetivo é estabelecer as rotinas de ação da equipe de enfermagem diante de um paciente grave de maneira inicial a fim de agilizar o diagnóstico do paciente e, consequentemente, da conduta médica.

O curso ocorreu no Centro de Simulação Realística do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) | Foto: Divulgação/IgesDF

“Hoje, percebemos que o profissional de enfermagem fica acanhado, achando que só pode fazer alguma ação se receber o comando de outro profissional. Na verdade, a equipe de enfermagem tem a autonomia para monitorizar o paciente, iniciar uma oxigenoterapia em caso de sinais de hipoxemia, de baixa concentração de oxigênio na corrente sanguínea. Ele também pode pegar um acesso, coletar uma glicemia capilar. Quando a gente tem uma equipe preparada, que realmente tem isso consolidado, quando o médico chega já está tudo bem estabelecido e esse diagnóstico é feito muito mais rápido, a medicação chega mais rápido”, explica.

O ministrante destacou que o intuito é trabalhar a proatividade e a independência da equipe de enfermagem dentro das suas atribuições, focado na emergência em qualquer setor do hospital. Tendo em vista que o paciente pode ficar grave em qualquer lugar que esteja.

“Às vezes só se pensa na capacitação de quem trabalha na porta da emergência, mas todo profissional, seja do Centro Obstétrico, da Pediatria, da Clínica Médica, todos precisam ser treinados em urgência e emergência. Por isso, abordei a importância da monitorização, oxigenoterapia, acesso venoso, eletrocardiograma e glicemia capilar, que devem ser feitos no trâmite inicial do atendimento”, informa.

Durante o curso, os estudantes tiveram a chance de treinar o conhecimento teórico, na prática, através da simulação realística e estudo de casos reais. “O caso clínico serve como meio para eles aplicarem o que foi ensinado hoje, que são esses procedimentos que a equipe de enfermagem tem que fazer de maneira inicial e imediata”.

O estudante de enfermagem Gustavo Henrique Pereira, de 27 anos, achou ótimo utilizar seus conhecimentos e colocá-los em prática. “É a primeira vez que faço um curso no centro de simulação realística e percebi que o ambiente nos deixa mais impactados com a situação, é necessário controlar o psicológico para não se atrapalhar. Tive a sensação de estar em um caso real mesmo”, avalia.

No ponto de vista do estudante de enfermagem Pedro Phelipe Marques, 33 anos, o curso é ótimo e produtivo e agrega muito conhecimento para sua formação, pois, independente do tema, são trabalhados vários casos reais registrados no dia a dia.

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...