Por Kleber Karpov
Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) lançou, na última sexta-feira (29/Ago), edital do Programa de Fomento à Pesquisa para selecionar e apoiar financeiramente projetos científicos. A iniciativa, mantida com recursos de Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), financiará propostas com até R$ 150 mil para impulsionar estudos e inovações que contribuam diretamente para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde do Distrito Federal (SUS-DF).
Impacto direto na rede
O objetivo da seleção é incentivar trabalhos que gerem resultados práticos para os serviços de saúde. Segundo a coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da ESP-DF, Ana Godoy, o foco está em propostas que possam otimizar as rotinas das equipes e beneficiar diretamente os pacientes. “Esperamos pesquisas que gerem uma transformação no processo de trabalho das equipes de saúde e, consequentemente, também tragam um retorno para a população do Distrito Federal. Acreditamos que, desta forma, possamos gerar melhorias para os serviços de saúde”, destaca.
Critérios de participação
Para concorrer, os pesquisadores proponentes devem possuir título de doutorado e ser servidores efetivos da Secretaria de Saúde (SES-DF) ou de suas entidades vinculadas, como a Fundação Hemocentro de Brasília e a própria Fepecs. A seleção também é aberta a docentes e orientadores de instituições parceiras, como o Hospital da Criança de Brasília (HCB), o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) e a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs/UnDF). A análise dos projetos levará em conta o mérito científico, a relevância para o SUS-DF e a viabilidade operacional.
Inscrições e cronograma
As inscrições estarão abertas de 8 a 14 de setembro e devem ser feitas por meio de formulário disponível no site da Fepecs. A previsão é que o resultado final seja publicado em outubro.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










