20.5 C
Brasília
15 dez 2025 13:05

Escritora Paula Balduino lança ‘Matronas Afro-pacíficas’, num evento de experiência sensorial, em 27 de março

A Editora UnB e a autora organizam uma imersão na cultura da região em que vivem as matronas afro-pacíficas – lideranças comunitárias de Equador e Colômbia. Evento integra a programação do mês das mulheres na Universidade de Brasília - #8M UnB 2025.

Música, cardápio exclusivo e ambientação referenciadas na região do Pacífico negro farão parte do lançamento do livro “Matronas afro-pacíficas – tramas da resistência na fronteira Colômbia-Equador” – Coleção Tempo Agora, de autoria da antropóloga brasiliense Paula Balduino de Melo. O público terá uma experiência sensorial da região e das vivências das mulheres que protagonizam a obra, a ser lançada em 27 de março , às 17h, na livraria UNB, com desconto especial na venda presencial. O evento é uma realização da autora e da Editora UnB, e faz parte do cronograma #8M UnB 2025, com certificação.

“Mais que o resultado de um trabalho acadêmico, quero compartilhar com a nossa comunidade uma experiência vivida, registrada, ilustrada, prática e reflexiva, de uma brasiliense nos territórios de Colômbia e Equador. Escrever esse livro envolveu me relacionar com as pessoas, sua comida, música, cultura, morei alguns meses no território, em meio a conflitos, foi muito intenso”, explica Paula Balduino, que é doutora em Antropologia, professora no Instituto Federal de Brasília e, atualmente, diretora no Ministério da Igualdade Racial.

Cardápio

Duas chefs brasilienses, Chef Mônica Nunes e Chef Bárbara Bicalho, criaram um cardápio especialmente para o evento, que inclui  patacones com camarão; patacones com abacate, tomate e coentro;  caldo de peixe e batida de coco com cachaça. As imagens, sabores e cheiros do afro-pacífico, junto com a música e o livro que coloca as matronas no protagonismo, formam o conjunto para estimular os cinco sentidos de quem for ao lançamento do livro. As profissionais atuam no Restaurante Iacina, na capital.

Matronas no Centro

Paula Balduino reforça sua linha de pensamento e pesquisa, expressa na obra: “As matronas são o centro. Elas são matronas, lugar de poder e agenciamentos de mulheres negras. Atuam em resistência às violências, seja nas relações interpessoais como nas tramas da ação bélica organizada. Elas me levaram a analisar como a vida se faz territorialmente e como se faz política em torno disso, se pensa a constituição de corpos e paisagens no território-água.” As mulheres que fazem parte da pesquisa e dão corpo ao livro são lideranças comunitárias em rios de San Lorenzo, Tumaco e Salahonda: parteiras, marisqueiras, curandeiras, rezadeiras, cantadoras, conselheiras. A obra visita suas histórias de vida preservando sua condição plural de existência.

Paula Balduino – Foto: Indira Dominici Cunha

O desenvolvimento da obra é fruto das viagens e pesquisas realizadas pela autora no Equador e na Colômbia, entre 2012 e 2014, das trocas vividas com um grupo de 30 mulheres negras/afrodescendentes em Bogotá, Cali, Tumaco e Salahonda e nas localidades equatorianas de San Lorenzo e La Concepción. Esse trabalho, que incluiu várias viagens e um ano morando nos territórios, fez parte do processo da tese de doutorado em Antropologia, defendida por Paula Balduino na UnB, orientada pela Professora Titular de Antropologia da Universidade de Brasília, Lia Zanotta Machado,  e indicada para publicação pelo seu ineditismo e excelência.

A professora Antonádia Borges, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, afirma que  o livro é “leitura obrigatória a todas as pessoas – acadêmicas ou não – que nutram um interesse existencial pelas experiências de quem – como as mulheres afro-pacíficas – põe em prática o feminismo afrolationamericano e seu anseio por um mundo livre de racismo e de violência de gênero”.

Em resenha para o site da UnB, a jornalista  Inês Ulhôa, ressalta: “Sob vários aspectos, o intenso trabalho de Paula Balduino de Melo sobre matronas afro-pacíficas é simbolicamente significativo, seja pela identificação com o trabalho delas na resistência e pelo direito à diferença, no compromisso militante, seja na perspectiva crítica a partir de suas histórias de vida, de seus antepassados, influenciando relações afetivas em sua luta por emancipação.”

Desconto

No dia do lançamento, o livro será comercializado com um desconto especial para a ocasião e, ainda, os presentes receberão certificado de participação via SIGAA, pois o evento também é uma atividade de extensão que integra a programação do mês das mulheres na universidade. Comercializado no site da EDU-UnB por R$205,00 reais, na ocasião poderá ser adquirido por R$ 123 reais, uma oportunidade para quem comparecer ao lançamento.

Lançamento do livro “Matronas afro-pacíficas – tramas da resistência na fronteira Colômbia-Equador” – Coleção Tempo Agora

Data/Hora: 27 de março , às 17h
Local: Livraria da UNB (Campus Darcy Ribeiro, ao lado do Banco do Brasil)
Site EDU-UNB – Comprahttps://bit.ly/VendaEduUnB
Resenha – Inês Ulhoa: https://bit.ly/ResenhaMatronas
Fotos (Créditos – Indira Dominici Cunha): https://bit.ly/matronasafropacificas
Instagram – Paula Balduinohttps://www.instagram.com/paulabalduinodemelo/
Instagram – EDU-UNBhttps://www.instagram.com/editoraunb/
Instagram – Iacinahttps://www.instagram.com/iacina_restaurante/
Assessoria de Imprensa: Paó Comunicação – 61 98179-9316

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...

GDF inaugura unidade inédita que unifica forças de segurança no Setor Comercial Sul

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...

Natal Solidário do GDF leva magia e serviços para mil pessoas em Sol Nascente

Por Kleber Karpov Cerca de mil pessoas, entre crianças e...

Sífilis acelera crescimento no país e atinge jovens e gestantes

Por Kleber Karpov A sífilis mantém um ritmo acelerado de...

Destaques

Direito menstrual gera quase o dobro de engajamento nas redes sociais

Por Kleber Karpov O debate político e social sobre o...

Carla Zambelli renuncia ao mandato de deputada

Por Kleber Karpov A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou...

SUS realiza maior mutirão da história com 61,6 mil procedimentos cirúrgicos

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde promove neste fim...

Brasileiros reduzem discussões políticas em grupos de whatsapp

Por Kleber Karpov O compartilhamento de notícias e opiniões sobre...

Ocorrências com pipas na rede elétrica sobem 14% no DF e afetam mais de 138 mil clientes

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília registrou um aumento preocupante...