19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:01

Escola Superior de Ciências da Saúde forma novos médicos e enfermeiros

Solenidades ocorreram na quarta (11) e quinta-feiras (12), no auditório da Fepecs

Alegria, orgulho e sensação de dever cumprido. Esses foram os sentimentos que predominaram nas solenidades de colação de grau dos cursos de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal (UnDF). O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) reuniu, nos dias 11 e 12 de dezembro, uma grande plateia composta por docentes, familiares, amigos e profissionais da saúde para prestigiar os novos médicos e enfermeiros do Distrito Federal.

Médicos e enfermeiros recém-formados pela Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) colaram grau nessas quarta (11) e quinta-feiras (12) | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

No primeiro dia do evento, 83 estudantes da 19ª turma do curso de medicina da Escs receberam os certificados de outorga de grau e proferiram o juramento diante dos convidados.

Em seu discurso, a reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, destacou o papel da Escs como um marco para a educação superior no Distrito Federal, e falou sobre a importância da formação de profissionais que fortaleçam o propósito da ciência. “Aos novos médicos, desejo realizações na carreira e na vida pessoal de cada um de vocês. Sobretudo, espero que tenham coragem para lidar com os desafios inerentes a uma profissão como a medicina”, afirmou.

“O conhecimento adquirido durante a jornada acadêmica possibilita não apenas enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia, promovendo o desenvolvimento científico de nossa sociedade”, observou a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio. A gestora também destacou o diferencial da Escs na formação de profissionais de saúde alinhados aos princípios e às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O formando Pedro Henrique Prates Santos, orador da turma de medicina, relembrou os desafios enfrentados ao longo dos últimos seis anos. “Todos nós temos sentimentos muito diferentes sobre este momento, mas o orgulho prevalece. Cada um aqui tem uma história muito distinta. Há quem siga uma geração de médicos, quem seja o primeiro médico da família, quem sonhe com a profissão desde criança, e até quem tenha ingressado no curso aos 60 anos”, contou.

Novos enfermeiros

Na quinta-feira (12), foi dia de celebrar a conquista de 57 formandos do curso de enfermagem. O auditório da Fepecs, mais uma vez, ficou lotado para receber e homenagear os estudantes da 13ª turma da graduação da Escs.

A formanda e oradora da turma, Eduarda Nascimento, afirmou que a sensação é de dever cumprido. “É um capítulo encerrado; na verdade, é um capítulo que continua, agora sob outra perspectiva”, destacou. Durante seu discurso, ela relembrou as lutas e desafios enfrentados pelos estudantes nos últimos quatro anos.

No primeiro dia do evento, 83 estudantes do curso de medicina colaram grau; na quinta, foi a vez dos 57 formandos do curso de enfermagem serem homenageados

Para Demétrio Gonçalves Gomes, diretor da Escs, a escola celebra um momento único e significativo para os formandos dos cursos de enfermagem e medicina. “Este é um marco que representa não apenas a conquista individual de cada estudante, mas também um avanço para a sociedade e a saúde pública como um todo”, afirmou.

O diretor e médico destacou que a entrega de novos profissionais de saúde à sociedade é um compromisso cumprido com a educação de excelência e com a formação de agentes transformadores do sistema de saúde. “Ao longo de sua jornada acadêmica, os estudantes vivenciaram não apenas o rigor científico e técnico de suas profissões, mas também a importância do cuidado humanizado, da ética e da responsabilidade social”, ressaltou.

Também participaram da composição das mesas nas solenidades a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha da Cunha Fernandes; a coordenadora do curso de medicina, Márcia Cardoso Rodrigues; e a coordenadora do curso de enfermagem, Teresa Christine Pereira Morais; além dos paraninfos, patronos e homenageados de cada uma das turmas.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...