Equipes da Odontologia do HRT mantêm atendimento aos pacientes oncológicos

Demanda ainda é alta e os casos de emergência são atendidos com prioridade

Mesmo diante da pandemia, no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) o atendimento aos pacientes oncológicos continua acontecendo. O foco principal é acolher aquele que realmente tem uma necessidade mais urgente, pois, não pode ficar exposto numa sala de espera, muito menos dentro de um consultório odontológico, ambiente insalubre e contaminado inerente à profissão e aos procedimentos odontológicos.

“Estamos reduzindo os atendimentos em escala de contingenciamento. E mesmo assim, temos uma demanda considerável. O tratamento odontológico ao paciente oncológico aborda o manejo da cavidade oral frente aos efeitos adversos do tratamento antineoplásico, quimioterapia e radioterapia, como osteonecroses, pulpites e abcessos”, explica a cirurgiã-dentista do HRT, Emmanuelle Capellini.

ACOMPANHAMENTO – De acordo com a dentista, o paciente oncológico precisa ser visto antes, durante e depois do tratamento oncológico. Antes, para adequar o meio oral a fim de reduzir focos de infecção que possam agudizar o início da quimioterapia e radioterapia.

Durante, porque o paciente vai sentir algumas alterações bucais, como xerostomia (boca seca), mucosite (aftas, úlceras, descamação da mucosa oral), disgeusia (alterações de paladar) e disfagia (dificuldade de engolir), entre outras alterações. E depois, porque os sintomas demoram um certo tempo para se normalizar.

“Os trabalhos com os pacientes da Oncologia tanto a nível ambulatorial, como em internação, também como atividade educacional e orientações de cuidados bucais dentro da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), ocorrem enquanto eles estão realizando a quimioterapia (um vez na semana)”, afirma Emmanuelle.

Além disso, os atendimentos de urgência e respostas de pareceres para todos os pacientes, independente daqueles da Oncologia, seguem acontecendo todos os dias na Unidade de Odontologia.

Texto: Jurana Lopes, da Agência Saúde

Fonte: Agência Saúde

 

Litro do diesel pode cair até R$ 1,20 no DF

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão sancionou, nesta terça-feira...

Mais de 250 unidades de saúde contam com novo sistema de vigilância

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Profissionais orientam pacientes sobre o uso racional de medicamentos

Por Kleber Karpov Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS)...

Câncer de colo de útero: DF é um dos pioneiros na realização de exame inovador

Por Kleber Karpov O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF)...

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Destaques

IGESDF: Cleber Monteiro deixa gestão e Eliane Souza, ex-superintendente do Hospital de Santa Maria, assume interinamente

Por Kleber Karpov Cleber Monteiro Fernandes foi destituído do cargo...

Litro do diesel pode cair até R$ 1,20 no DF

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão sancionou, nesta terça-feira...

Mais de 250 unidades de saúde contam com novo sistema de vigilância

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Profissionais orientam pacientes sobre o uso racional de medicamentos

Por Kleber Karpov Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS)...

Sonho realizado: GDF leva regularização fundiária rural a famílias do Assentamento Roseli Nunes

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...