19.5 C
Brasília
05 dez 2025 20:00

Enfermeira do IGESDF conquista 1º lugar em premiação científica do Coren-DF

Reconhecimento reforça protagonismo da enfermagem e destaca a qualidade do Centro Obstétrico do Hospital de Santa Maria

A força da enfermagem do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ganhou destaque no 5º Seminário da Saúde da Mulher, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), na última terça-feira (24). A enfermeira Bruna Carolina Neves Ferreira, que atua no Centro Obstétrico (CO) do hospital, conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor Trabalho Científico, com o estudo intitulado “Atuação da Enfermeira Obstetra no Parto: Experiência em Centro Obstétrico de Alto Risco”.

Durante o evento, que teve como tema o protagonismo da mulher na enfermagem, foram debatidos assuntos como identidade, propósito, inovação e os desafios enfrentados diariamente pelas profissionais da área. Um dos destaques da programação foi a apresentação de trabalhos acadêmicos, momento em que Bruna representou a instituição. “Esse é um espaço de valorização da ciência e da prática de enfermagem. Fiquei muito honrada em apresentar um recorte da nossa realidade no Centro Obstétrico de Alto Risco do HRSM e, mais ainda, em ver nosso trabalho ser reconhecido entre tantos outros de grande relevância”, destacou a enfermeira.  “Dedico essa conquista a todas as enfermeiras da nossa unidade, mulheres potentes, comprometidas e que fazem da nossa atuação uma referência”, completou.

Reconhecimento coletivo e visibilidade institucional

Para Priscila Pinheiro, chefe do Serviço do Centro Obstétrico, a premiação foi sentida como uma vitória de todo o setor. “Ter uma profissional com o comprometimento da Bruna é um privilégio. Ela leva o nome do HRSM para além dos muros do hospital e contribui não só para a visibilidade do nosso trabalho, mas também para a valorização da enfermagem como um todo. Esse prêmio é dela, mas também é nosso”, afirmou.

Ariodene Carvalho, chefe de equipe do Centro Obstétrico, também destacou a importância da conquista. “Ter uma enfermeira premiada pelo seu talento fortalece o nome do hospital e reconhece o impacto do trabalho dela no cuidado às pacientes e na imagem da instituição”, pontuou.

Já a enfermeira Nájala Rocha, que atua na rotina do CO, ressaltou o papel inspirador de Bruna e sua contribuição, que vai além da prática assistencial. “A Bruna é uma profissional que compartilha conhecimento, que inspira. Quando ela se dedica à pesquisa, quem ganha somos todos nós, pacientes, profissionais e sociedade.”

A conquista reforça a importância da atuação científica no cotidiano hospitalar e evidencia o papel essencial da enfermagem no cuidado, na promoção da inovação e na construção de um sistema de saúde mais humano e eficiente.

Destaques

Governo do DF define regras para Fundo de Conservação do Cerrado

Por Kleber Karpov O Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria...

Bons resultados: Habilitação de serviços de saúde no DF garante incremento de recursos federais

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...