22.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:25

Emergência da Unidade de Queimados do HRAN atendeu 1,3 mil pessoas até agosto

No mesmo período, 452 pessoas foram hospitalizadas

A Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte é referência nesse tipo de atendimento para todo o Centro-Oeste brasileiro. Embora o Hran tenha se tornado, em março, referência no atendimento de casos da Covid-19 no DF, a ala destinada a atender os pacientes com queimaduras não deixou de funcionar. Houve um leve aumento no número de internações neste ano quando comparado com o ano passado. No entanto, teve redução no número de consultas no pronto-socorro.

Os dados são de janeiro a agosto e apontam que, em 2020, a unidade realizou 1.288 consultas de emergência e 452 hospitalizações. No mesmo período do ano passado, foram 358 hospitalizações e 1.646 consultas de emergência.

Covid-19

Tomando todos os cuidados para evitar contaminação pelo novo coronavírus, o atendimento a pacientes com queimaduras continua acontecendo normalmente. Em caso de emergência, o cidadão deve procurar o pronto-socorro do Hran onde será atendido, avaliado e internado, caso seja necessário, ou acompanhado pela equipe do ambulatório. Os pacientes internados recebem o tratamento no terceiro andar.

Quando se fala em queimaduras, todo cuidado é pouco. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e a ida ao pronto-socorro. Medidas simples e práticas podem ser tomadas, ainda dentro de casa. Nesse período em que as aulas estão suspensas, os cuidados com as crianças devem ser redobrados, como:

Outras medidas eficazes são:

– Ao usar velas, manter longe de objetos inflamáveis, como cortinas;
– Desligar os eletrodomésticos e eletrônicos da tomada antes de sair de casa;
– Evitar tomar sol das 10h às 16h.

Em caso de acidente, a orientação é ir direto para o pronto-socorro e não tocar na área queimada. Também não é recomendado furar as bolhas que surgirem na pele e não usar produtos domésticos para tratar a queimadura.

A Emergência do Hran funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, tem o ambulatório de portas abertas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, onde são realizadas trocas de curativos e acompanhamento de pacientes com queimaduras menos graves.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...