22.5 C
Brasília
02 fev 2026 02:03

Eliana Pedrosa dispara e Rollemberg se aproxima do adeus ao Palácio do Buriti, ainda em primeiro turno

No momento em que eleitor tem voz, sociedade brasiliense começa demonstração da lei do retorno, preconizada por Izaac Newton ao atual ocupante do Buriti

Por Kleber Karpov

Uma pesquisa do IBOPE, encomendada pela Rede Globo, nesta quarta-feira (12/Set), coloca a candidata ao GDF, Eliana Pedrosa (PROS) com 23% das intenções de votos, o equivalente a 11 pontos percentuais a frente do candidato a reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), estagnado com 12%.

Com aproximadamente 80% de rejeição, a pesquisa revela ainda que, se as eleições fossem hoje, o socialista estaria fora do segundo turno. Isso porque Alberto Fraga (DEM), atualmente com 13% das intenções de votos, também já superou o atual ocupante do Buriti que deve repetir o feito do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), em 2010.

Na disputa eleitoral, Rogério Rosso (PSD) passou para 10% das intenções de votos e segue em empate técnico, juntamente com Fraga e Rollemberg. Chama atenção, o candidato do MDB, Ibaneis que saltou de 2% para 7%,  em relação a pesquisa anterior.

O IBOPE ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do DF entre 9 e 11 de setembro, registrados sob os números: DF-04805/2018, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e BR-06394/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brancos e nulos

Chama atenção na pesquisa, os votos brancos e nulos equivalentes a 15% do eleitorado e os que não sabem em quem votar com apenas 8% dos votos.

Isso porque, tais percentuais começa a contrariar a expectativa de baixa participação dos eleitores, no processo eletivo desse ano. Algo que dificulta, ainda mais, a vida de atual ocupante do Buriti, que começa a se despedir do trono.

Segundo turno

Em simulações de três cenários possíveis, Rollemberg ficará fora da disputa para segundo turno. No confronto com Eliana Pedrosa (Pros), o atual ocupante do Buriti perderia com 21% dos votos contra 48% da rival.

Em eventual disputa contra Fraga, o dono do jargão: “Governador, respeite o povo” ganharia com 40% e Rollemberg teria 24%.

Fraga por sua vez perderia para Eliana Pedrosa caso ambos se enfrentassem enfrentassem em um segundo turno, com 41% a 27%, respectivamente.

Em tempo, Pesquisa Metrópoles/FSB divulgada na terça-feira (11/Set),  na última terça (11) também apresenta Rollemberg derrotado, em eventual disputa  Eliana, Fraga ou Rogério Rosso (PSD). No atual cenário, Rollemberg empataria Ibaneis Rocha (MDB).

Confira o cenário exposto pela pesquisa Ibope:

  • Eliana Pedrosa 48% x 21% Rollemberg
  • Alberto Fraga 40% x 24% Rollemberg
  • Eliana Pedrosa 41% x 27% Alberto Fraga

Com informações de Metrópoles

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...