28.5 C
Brasília
23 jun 2025 15:32

Egressos dos Programas de Residência em Áreas Profissionais da Saúde participam de solenidade de formatura

Ao todo, mais de 130 residentes receberam o certificado

Uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento. Mais de 130 residentes pelos Programas de Residência em Áreas Profissionais da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participaram, na última sexta-feira (23), da solenidade de formatura realizada no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento reuniu egressos, familiares, preceptores, gestores e profissionais da saúde para celebrar o encerramento do ciclo de formação.

Tendo como instituições formadoras a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e a Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF), os 21 programas oferecidos apresentam-se como uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com foco na formação prática em serviço e na supervisão.

A mesa de abertura contou com representantes do Governo do Distrito Federal, da SES-DF, da Fepecs e da ESPDF. A vice-governadora Celina Leão, destacou a importância da qualificação dos profissionais e ressaltou que “seguir o caminho da saúde pública é um legado, uma missão. Ter uma equipe multidisciplinar preparada para cuidar da nossa sociedade faz uma grande diferença na vida das pessoas”.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES/DF, Edna Marques, que representou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante,  parabenizou os formandos pela conquista e lembrou a importância dos programas de residência na consolidação do SUS e na valorização dos profissionais de saúde. “Não é apenas um encerramento de uma formação técnica, é o florescer de uma missão, cuidar, colher, tratar e, sobretudo, salvar vidas. A residência nos molda de uma maneira única”, afirmou.

Já Fernanda Monteiro, representante da diretora-executiva da Fepecs e diretora da ESPDF, reafirmou o compromisso das instituições formadoras com a qualificação de profissionais de excelência para o SUS e destacou a importância e o diferencial “de uma formação com a possibilidade de vivenciar todo os cenários da SES/DF”.

Após os pronunciamentos, a solenidade prosseguiu com a entrega de homenagens a profissionais que se destacaram na condução dos programas de residência. Em seguida, os egressos receberam seus certificados de conclusão.

Participaram do evento os egressos dos programas de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Terapia Intensiva, Urgência e Trauma, Saúde do Adulto e Idoso, Atenção ao Câncer, Atenção Cardíaca, Saúde da Criança, Saúde Mental Adulto, Saúde Mental Infantojuvenil, Saúde da Família e Comunidade, Gestão de Políticas Públicas para a Saúde, Cuidados Paliativos e Nefrologia.

Sobre os programas

As residências uni e multiprofissionais são custeadas pela SES-DF e têm duração mínima de dois anos. As atividades têm carga horária de 60h semanais e contemplam as profissões de biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, saúde coletiva física médica.

Atualmente, são mais de 800 residentes ativos prestando assistência nos diversos cenários da SES/DF. Todos os anos, a ESPDF e a Fepecs ofertam mais de 450 novas vagas de residentes e contam com mais de 300 preceptores atuando no suporte aos programas.

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...

Após tragédia, governo quer avançar em regulamentação do balonismo

O Ministério do Turismo informou por meio de nota...

Congresso aprova uso de emendas para salários de profissionais da saúde

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) um projeto...

Inverno aumenta preocupação com vírus respiratórios

Por Tâmara Freire Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

Destaques

Brasileira cai durante trilha a vulcão Rinjani na Indonésia e aguarda resgate há 300 metros da borda

Por Luciano Nascimento A embaixada brasileira em Jacarta, capital da...

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Por Ana Cristina Campos O governo brasileiro vê com grave...

Biblioteca Nacional de Brasília abre inscrições para cursos gratuitos de inglês

Por Adriana Izel A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) abre,...

Campus Party Brasil encerra edição em Brasília com foco em inovação, tecnologia e busca por novos talentos

Por Thaís Miranda Depois de cinco dias de programação, a...

Vítimas tentavam desembarcar quando balão voltou a subir, diz delegado

Por Felipe Pontes O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia...