20.5 C
Brasília
13 jun 2025 13:35

Educação Vem do Berço: campanha transforma uniformes escolares em enxovais para bebês

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania arrecada uniformes de escolas particulares para confeccionar enxovais infantis destinados a mães em situação de vulnerabilidade social no DF

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lança a campanha “Educação Vem do Berço”, que une solidariedade, sustentabilidade e reintegração social. A proposta é simples, mas poderosa: arrecadar uniformes de escolas particulares que não estão mais em uso e transformá-los em enxovais para bebês. Os kits serão doados a mais de mil mães em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo programa Nasce uma Estrela, também da Sejus.

A ação promove a economia circular, dando um novo significado a roupas que muitas vezes são esquecidas em armários ou descartadas sem uso. Por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap), os uniformes passarão por um processo de descaracterização, no qual logomarcas e demais elementos de identificação são removidos. Em seguida, serão adaptados em peças infantis confortáveis, como blusas, pijamas, meias, luvas e shorts.

A confecção ficará por conta de mulheres privadas de liberdade, assistidas pela Funap e capacitadas em corte e costura. A atividade não só contribui com o bem-estar das crianças e famílias beneficiadas, como também oferece às reeducandas a oportunidade de aprendizado, trabalho e reconstrução de suas trajetórias.

As escolas particulares que aderirem à “Educação Vem do Berço” receberão uma caixa identificada com a marca da campanha da Sejus, onde poderão ser depositadas as doações. Instituições interessadas em participar dessa ação poderão entrar em contato com o programa Voluntariado em Ação, pelo whatsapp: (61) 98314-0520.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a campanha representa um ciclo de cuidado e transformação. “Educação Vem do Berço é mais do que uma campanha de arrecadação — é um movimento de reaproveitamento, de generosidade e de afeto. Acreditamos na força da economia circular, no poder da sustentabilidade e no impacto positivo que ações como essa têm para estas famílias que recebem os enxovais. Convidamos todos a participarem e fazerem a diferença na vida de muitas mães e bebês do DF.”

Um enxoval ainda mais completo

Uniformes escolares se transformam em enxovais de bebês – Foto: Sejus-DF

Com a realização da campanha Educação Vem do Berço, o kit enxoval que compõe a bolsa maternidade oferecida pelo programa Nasce uma Estrela será ainda mais incrementado, ampliando a quantidade dos itens essenciais para o início da vida do recém-nascido — especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, esse kit dispõe de roupas de bebê, fraldas e uma manta.

O Nasce uma Estrela, criado pela Sejus, já atendeu mais de 1,2 mil mulheres em 12 edições, sempre realizadas no âmbito do programa GDF Mais Perto do Cidadão. A iniciativa consiste em um curso de duas horas de duração, no qual as gestantes e mães de recém-nascidos recebem orientações de especialistas sobre cuidados com o bebê, como aleitamento materno, prevenção de cólicas, segurança no sono e saúde emocional no pós-parto.

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...

Mortes por influenza na capital paulista crescem 127% este ano

Por Elaine Patricia Cruz Entre o início de janeiro e a...

Mutirões de saúde ocular vão atender pessoas em situação de rua

Por Paula Laboissière Pelo menos seis mutirões de saúde ocular...

Destaques

IGESDF recebe SindSaúde-DF e reforça compromisso com diálogo e valorização dos profissionais

Por Pollyana Cabral Na tarde desta quinta-feira (12), o presidente...

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Por Douglas Corrêa O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje...

Operação Coringa: Gaeco investiga organização criminosa na Novacap

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime...

Caesb refuta reportagem sobre notificação de infração do IGESDF

Por Kleber Karpov Por meio de Nota à Imprensa, a...