25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:10

Duelo de Titãns: Conselho Nacional do Ministério Público julga improcedente, por perda de objeto, suspeição de Jairo Bisol

Mas caso segue sob investigação na Corregedoria-Geral do MPDFT

Por Kleber Karpov

Em decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), publicada no Diário Eletrônico do CNMP no 165 (31/Ago), o pedido de suspeição e impedimento contra o promotor do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Jairo Bisol foi considerado improcedente. O conselheiro relator do CNMP, Walter de Agra Júnior alegou que representação apresentada pelo advogado Paulo Goyaz perdeu objeto.

Nos autos, o conselheiro do CNMP, explica observa que há um processo de investigação da atuação de Bisol, conduzido pela Corregedoria-Geral do MPDFT, das demandas relacionadas ao Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF). O relator do Conselho levou em consideração, além da defesa apresentada pelo promotor, as manifestações do procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Roscoe Bessa e da Corregedoria-Geral do MPDFT.

Investigação

Nos autos, o MPDFT solicitou o prazo de 30 dias para encaminhar, ao Conselho, “relatório minucioso obtido a partir da inspeção”, sobre a atuação, por parte do promotor, no que tange as demandas em relação ao Instituto.

IHBDF

Nos autos, outra revelação chama atenção. De acordo com informação do MPDFT repassadas ao CNMP, a 4a Câmara de Coordenação e Revisão Cível Especializada fixou, definitivamente, a atribuição da 1a PROSUS, sob tutela de Bisol, para atuar nas demandas relativas ao IHBDF.

A atribuição ocorreu, após Bisol entrar com representação de conflito de competência, contra a colega, a promotora do MPDFT, Marisa Isar, por atuar na fiscalização da efetivação da instituição do IHBDF.

Entenda o caso

Na última quinzena, o advogado Paulo Goyaz entrou com representação contra o Promotor Jairo Bisol junto ao CNMP, à Corregedoria do MPDFT e à promotoria do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

Para o advogado, a tentativa de Bisol impedir ações por parte de Marisa Isar, após a sanção da Lei do IHBDF; a entrevista concedida ao Jornal Correio Braziliense (CB) durante o período de discussão do Projeto de Lei  (PL) 1.486/2017, que tratava do IHBDF, em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF); e matéria publicada por PD, que relatou almoço entre o promotor e o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, desvirtuam o papel do promotor em relação à isenção quanto ao Instituto.

“Seria suspeito porque compete a ele investigar e não almoçar com o secretário, ainda mais que vem omitindo de adotar medidas judiciais contra o IHBDF, onde inclusive já obtive uma liminar contra as eleições ocorridas no HBDF [Hospital de Base do DF] para escolha de representantes.”, criticou Paulo Goyaz.

Duelo de Titãns

O operador do Direito também refutou “críticas recebidas pelo Dr. Jairo Bisol, em alguns eventos que tem participado”,  assim como ao presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho.

“Ele vem ameaçando que vai processar criminalmente pela denuncia, mas lamento, profundamente, que o Promotor Jairo Bisol da 1a PROSUS, ao invés de investigar os desmandos da saúde do Distrito Federal e de cuidar da legalidade dos atos ocorridos na saúde do Distrito Federal esteja preocupado em processar quem fala a verdade sobre a conduta dele, constante de entrevistas e fotos publicadas. Vamos aguardar a correição e dependendo do caso vamos entrar com ação popular para restabelecer a imparcialidade dos atos do MPDFT na área da saúde. Não temos medo de ameaça ou de ação judicial proposta por autoridade pública, quando falamos a verdade. Queremos que a saude seja respeitada e nada mais.”, afirmou Paulo Goyaz.

A outra parte

Com a decisão do CNMP, PD foi procurado tanto por Jairo Bisol, que pediu que publicasse “O arquivamento sumário da representação”, e ainda que desse o mesmo espaço da divulgação dos pedidos de suspeição, por parte do advogado Paulo Goyas.

PD teve acesso à decisão do CNMP na íntegra, confira!

Confira a decisão na íntegra.

Opinião:

Ao que tudo indica, a briga entre Paulo Goyaz e Bisol pode ter muitos desdobramentos. O advogado é conhecido por atuar em favor do time do Gama em 2009/2010, quando enfrentou a FIFA, CBF, Rede Globo, COMEMBOL e o clube dos 13 e obteve vitória inédita e única, no mundo, na justiça comum, que gerou o direito do Gama permanecer na Primeira Divisão da Copa João Havelanche.

Essa atuação originou a abertura de duas CPIs do Futebol pelo Congresso Nacional que culminou com a elaboração do Código de defesa do torcedor e na nova legislação sobre os esportes no Pais, assim como, as investigações que acabaram afastando Ricardo Teixeira da CBF.

Bisol por sua vez, além de ser considerado bom de briga é conhecido pela sua agressividade na defesa do que entende como corretor. Vale a pena aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...