18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:53

Drenar DF: Praça Internacional da Paz terá pontos para food truck e estacionamento

Área para uso de trailers será regulada pela Administração do Plano Piloto após a inauguração da praça e do Drenar DF; estacionamento tem 42 vagas para veículos

Por Catarina Loiola

Novo cartão-postal do Quadradinho, a Praça Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte, conta com estacionamento e pontos para food trucks. As estruturas foram incluídas no projeto para incentivar o uso do espaço, contribuindo com a oferta de lazer à população e com a economia criativa da capital. A praça foi construída dentro do parque homônimo, parte do Drenar DF, a maior obra de captação e escoamento pluvial do Distrito Federal.

“Esse projeto traz mais lazer e qualidade de vida para a região, agregando no turismo também. Será um local bacana para tirar fotos, aproveitar o final de tarde e até mesmo apreciar o pôr do sol”, celebra o administrador da cidade, Bruno Olímpio. “Como a praça está dentro da poligonal do Plano Piloto, após a inauguração, também vamos cuidar da manutenção da área, junto à Novacap.”

A Praça Internacional da Paz tem jardineiras, bancos em formato de pentágono para oferecer comodidade aos futuros frequentadores, piso em pedras portuguesas e estacionamento | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A ocupação das áreas destinadas a comércio será regulamentada pela Administração Regional do Plano Piloto.

O engenheiro da empresa responsável pela obra da praça, Arthur Nery, afirma que cada espaço para food truck tem 25 metros quadrados e não conta com ponto para ligação de água ou energia. “Os locais estão próximos ao estacionamento, em área limitada. O chão foi feito em concreto reforçado para suportar o peso dos trailers, futuramente”, pontua. Já o estacionamento tem capacidade para abrigar 42 veículos, sendo seis vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PcD).

A praça já conta com iluminação pública – no último dia 12, foram instalados nove postes, sendo quatro de 16 metros, com quatro pétalas com LED de 215 w, e cinco de aço, de 7,5 metros com luminária de 120 w. O serviço foi executado pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes).

O estacionamento da Praça Internacional da Paz tem capacidade para abrigar 42 veículos, sendo seis vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência (PcD) | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Lazer e contemplação

O contrato do parque é executado à parte ao sistema de drenagem, com investimento de cerca de R$ 2,2 milhões. Foram gerados 200 empregos diretos e indiretos. O projeto urbanístico foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), seguindo normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Iniciado após a escavação do reservatório, as obras incluíram a execução de jardineiras e bancos em concreto, instalação de piso em pedras portuguesas, plantio de grama e mudas de árvores e arbustos – sendo a maioria nativa do Cerrado –, além da construção do estacionamento e calçadas que seguem as normas vigentes de acessibilidade. Também foram fixados paraciclos e lixeiras.

Os bancos foram construídos em formato de pentágono para oferecer comodidade aos futuros frequentadores, que poderão sentar e desfrutar do ambiente. As estruturas receberam revestimento em fulget para impermeabilização, que combina cimento, pedras naturais, agregados e resinas, resultando em uma superfície antiderrapante, resistente e durável.

O mesmo revestimento foi aplicado no piso em pedras portuguesas, que soma área de 3.000 m². A escolha do piso conecta Brasília a outros patrimônios históricos e culturais do país, como a orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O tipo de piso é original de Portugal, onde se popularizou no século 19, e foi trazido para o Brasil no século 20. No DF, a técnica está presente em várias regiões administrativas, como Taguatinga, na Praça do Relógio, e Plano Piloto, na Praça dos Três Poderes.

A bacia de detenção receberá o volume pluvial captado pelas galerias para reter os resíduos sólidos, promovendo uma barreira importante contra a poluição do Lago Paranoá. “O Drenar DF trará qualidade para a água que chega ao Paranoá, uma vez que a descarga no lago se dará de forma muito mais suave, em menor volume e sem lixo”, afirma o presidente da Terracap, Izidio Santos.

A bacia de detenção receberá o volume pluvial captado pelas galerias do Drenar DF para reter os resíduos sólidos e promover uma barreira importante contra a poluição do Lago Paranoá | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

Fim de alagamentos e enchentes

Com investimento na ordem de R$ 180 milhões, o Drenar DF foi dividido em cinco lotes e é executado pela Terracap. O projeto duplicará a capacidade de escoamento da região sem modificar a rede existente, dando fim a enchentes recorrentes em todo o período de chuvas.

A rede de tubulação começa na altura da Arena BRB Mané Garrincha e vai até o Lago Paranoá, seguindo em paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando a W3 Norte e o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte, e chega à L4 Norte.

Concluída a primeira etapa do programa, que abrange as primeiras quadras da Asa Norte, a Terracap deve executar a segunda fase do projeto, que compreende as quadras 4 e 5 até as quadras 14 da Asa Norte. O material está em aprovação na Novacap e aguarda recursos. Um terceiro projeto está em estudo para atender as quadras de final 15 e 16.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...