18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:27

Doação de monitores e desfibriladores reabrirá dezenas de leitos em hospitais do DF

Equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo

Alline Martins

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (28), a doação de 80 monitores e 47 desfibriladores do Ministério da Saúde, por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Os equipamentos permitirão a reabertura de leitos de UTI e fortalecerão a estrutura de todos os centros obstétricos da rede pública de saúde do Distrito Federal.

“No DF teremos a possibilidade de abrir de 47 a 50 leitos de UTI, que apenas aguardavam esses equipamentos para voltar a funcionar. Já temos o levantamento das unidades que irão receber e a primeira é o Hospital Regional do Gama, onde serão reabertos quatro leitos”, anunciou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Além do Hospital Regional do Gama, na primeira etapa de entregas serão contemplados o Hospital da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá), onde serão reabertos cinco leitos, e o Hospital Materno Infantil de Brasília, com a reabertura de quatro leitos pediátricos.

“Depois de patrimoniados, os equipamentos também irão para todos os centros obstétricos da rede, sendo dois monitores e um desfibrilador para cada”, adianta a gerente de Serviços de Terapia Intensiva da Secretaria de Saúde, Sâmara Godeiro.

Parceria

A doação dos equipamentos é feita em parceria que visa ampliar o acesso a medicamentos e produtos para saúde considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do fortalecimento do complexo industrial do país. O objetivo principal é fomentar o desenvolvimento nacional para reduzir os custos de aquisição dos medicamentos e produtos para saúde que atualmente são importados ou que representam um alto custo para o SUS.

“No DF teremos a possibilidade de abrir de 47 a 50 leitos de UTI, que apenas aguardavam esses equipamentos para voltar a funcionar”, anunciou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto | Foto: Mariana Raphael / Saúde-DF

No caso dos monitores e desfibriladores os equipamentos vêm por meio de um termo de compromisso assinado com a Universidade Estadual da Paraíba.

“Em 2013, assinamos contrato com o Ministério da Saúde e também com uma empresa privada. A duração é de cinco anos e, depois deste período, a empresa terá de nos passar a tecnologia para que possamos fabricar os equipamentos”, conta a coordenadora administrativa do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba, Kátia Galdino.

Depois dos trâmites burocráticos, a primeira compra de equipamentos aconteceu em agosto de 2017 e a entrega foi feita no final daquele mesmo ano. “Na primeira etapa conseguimos um contrato de R$ 15 milhões e entregamos a seis estados. Posteriormente, conseguimos outro contrato, no valor de R$ 40 mil, e contemplamos 17 estados e o Distrito Federal”, comemora a coordenadora.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram adquiridos 828 monitores e 457 desfibriladores para distribuição em todo o Brasil.

Entrega

De acordo com o coordenador geral de Atenção Hospitalar e Domiciliar do Ministério da Saúde, Rafael Leonardo Mendonça, a escolha dos estados que receberiam os equipamentos decorreu de mapeamento da necessidade de cada região pelos produtos.

“Perguntamos aos estados e ao DF qual a necessidade deles e estamos tentando atender de acordo com o orçamento do Ministério da Saúde, priorizando aqueles com mais necessidade. Até o fim deste ano pretendemos contemplar todo o país com uma quantidade. Para aqueles que necessitarem de mais [peças], voltaremos no próximo ano com outras entregas”, adiantou.

Fonte: Agência Brasília

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...