21.5 C
Brasília
18 dez 2025 11:12

Dias contados: Anatel bloqueia cerca de 80% dos aparelhos de transmissão ilegal de sinal de TV a cabo

Por Kleber Karpov

Operação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueou, desde o início de fevereiro desse ano, cerca de 80% dos aparelhos de TV Box – aparelhos que transmitem ilegalmente, sinais de operadoras de TV a cabo – Essa foi a maior operação realizada pela Anatel, desde fevereiro, mês em que iniciou as operações.

De acordo com estimativa da agência reguladora, no país, cerca de 7 milhões de aparelhos utilizavam o sinal das operadoras de TV a cabo, de forma clandestina. Ainda segundo a Anatel, desde o início do ano, mais de 3 mil servidores que habilitavam., ilegalmente, os sinais das TV Box piratas foram bloqueados.

Riscos

De acordo com o coordenador de combate à pirataria da Anatel, Moisés Moreira, além do acesso ilegal ao sinal das operadoras de TV a cabo, as TV Box, que não são homologados pela agência reguladora podem expor os usuários a outro grave problema, o roubo de dados dos usuários, que compartilhem a mesma rede de internet, ligada ao aparelho.

“Essa caixinha vai estar conectada na internet da sua residência. Se você tiver com seu celular no wi-fi da sua residência, acessando os dados da sua conta bancária, um exemplo, ele pode roubar sua senha, seus dados pessoais e isso é um alto risco para o usuário também. Ele tem que ter essa consciência de que tá pegando um serviço mais barato, mas é um serviço pirata, que traz grandes riscos a redes no nosso país e ele próprio”, destaca Moisés Moreira, coordenador do combate à pirataria na Anatel.

De olho

Em março desse ano, a Anatel assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), com a finalidade de aumentar o cerco, à pirataria digital. De acordo com o conselheiro da agência reguladora das telecomunicações, tal assinatura deve permitir o interâcmbio de dados, experiências, informações e tecnologias, de modo a facilitar o monitoramento e bloqueio de sites e canais ilegais com transmissões de conteúdos piratas, veiculado sem autorização.

“Constitui um passo adicional ao Plano de Ação para Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos, pois permite às duas agências avançarem nas medidas a serem tomadas sobre a pirataria praticada na internet e por outros meios.

Agilidade

Ainda de acordo com Moreira, essa parceria promove celeridade aos processos de monitoramento e desativações de estruturas ilegais. Isso porque, se houver a detecção, se por exemplo, de uma transmissão de uma partida esportiva, por meio de sinal pirata, as agências pretendem ter capacidade de detecção e desabilitação do sinal, em no máximo uma hora.

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...

Justiça da Espanha nega extradição de Oswaldo Eustáquio para o Brasil

Por Kleber Karpov A Justiça da Espanha negou definitivamente, nesta...

Boleto de IPVA: Governo alerta para golpe de site falso que simula cobrança do imposto no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

GDF oferece ceia natalina a R$ 1 em 18 restaurantes comunitários

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou,...

Destaques

Programa Profissão Saúde capacita mais de 600 profissionais de enfermagem em 2025

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Isenção do IR duplica número de professores da Educação Básica a não pagar imposto no DF

Por Kleber Karpov O Distrito Federal deve registrar um aumento...

CCJ aprova PL da Dosimetria com redução de pena para crimes contra a democracia

Por Kleber Karpov A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)...

GDF inicia entrega do Cartão Uniforme Escolar a partir de 22 de dezembro

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

Justiça do DF condena Frederick Wassef por injúria racial contra atendente de restaurante

Por Kleber Karpov A Justiça do Distrito Federal condenou, nesta...