21.5 C
Brasília
18 dez 2025 19:53

Dia Mundial do Pé Torto Congênito: tratamento em adultos muda vidas no DF

Hospital de Base aplica técnica que evita cirurgias invasivas e atrai pacientes de todo o País

Por Larissa Lustoza

Esta terça-feira (3) marca no calendário o Dia Mundial do Pé Torto Congênito – uma condição que afeta cerca de um a cada mil recém-nascidos no mundo. Embora normalmente tratado ainda nos primeiros meses de vida, a rede pública de saúde do Distrito Federal adaptou o cuidado para corrigir os pés tortos congênitos em adultos, de forma menos invasiva.

A iniciativa tem atraído pacientes de diferentes estados e recuperado a esperança de pessoas que não tiveram a oportunidade quando mais novos. Maria Dias, 47, é uma dessas pessoas. Moradora de Alagoas, ela enfrentou décadas de limitações, até descobrir a possibilidade de tratamento no Hospital de Base (HBDF).

Maria Dias enfrentou décadas até encontrar a solução: “Sou muito feliz por ter realizado esse sonho.” Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Vi por meio da televisão que teria como cuidar do meu caso na fase adulta. Vim até Brasília e realizei o tratamento. Hoje me sinto muito grata. Sou muito feliz por ter realizado esse sonho que foi de toda uma vida”, relata Maria.

O pé torto congênito é uma doença presente desde o nascimento do bebê, mais comum entre os meninos. Em aproximadamente 50% dos casos, a condição ocorre nos dois pés. “A doença pode ter um fundo genético ou hereditário, estar ligada a outras síndromes ou a enfermidades neurológicas. Na grande maioria dos pacientes, contudo, é idiopática, ou seja, não tem nenhuma outra causa associada”, explica o ortopedista do HBDF Davi Haje, um dos profissionais responsáveis pela implementação do tratamento nos adultos no DF.

Menos invasivo

Antes, os métodos disponíveis para correção dos pés tortos congênitos em adultos envolviam cirurgias complexas ou fixadores externos. Atualmente, o tratamento utilizado é o Ponseti, criado pelo médico Ignacio Ponseti – cujo nascimento em 3 de junho é lembrado com a data mundial de conscientização.

Método utilizado consiste na imobilização em gessos seriados, com liberação do tendão de Aquiles por meio de cirurgia pouco invasiva. Foto: Arquivo pessoal.

O método consiste na manipulação dos pés e na imobilização em gessos seriados, com posterior liberação do tendão de Aquiles por cirurgia minimamente invasiva. O procedimento é concluído com fisioterapia para reeducação da marcha. “No HBDF, conseguimos corrigir os pés sem cirurgia invasiva em 65% dos pacientes”, afirma Haje.

Dependendo do caso, é possível complementar a técnica com uma cirurgia óssea para terminar de corrigir os pés. Foi o que ocorreu com Jurema da Rosa, 54. A moradora do Rio Grande do Sul procurou o HBDF e, após o tratamento inicial, passou pela operação. “Eu estou me sentindo muito bem. É muito gratificante. Não tenho palavras para descrever.”

Atendimento

O tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Pacientes interessados devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que fará o encaminhamento para o HBDF via Complexo Regulador. Também há casos atendidos por referência direta de outros profissionais da rede.

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde alerta para baixa cobertura vacinal e risco de doenças erradicadas no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) emitiu um...

Saúde oferta vacinação durante almoço solidário da campanha Nosso Natal

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu, na...

Senado aprova projeto de lei que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (17/Dez),...

Destaques

Câmara dos Deputados oficializa cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Kleber Karpov A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados...

H3N2: Especialista avalia que é cedo para alarme com chegada do vírus K ao Brasil

Por Kleber Karpov O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações...

Lula confirma veto ao PL da Dosimetria que reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Se liga! Mais de 90 mil beneficiários do Bolsa Família no DF ainda não realizaram acompanhamento em saúde

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Fraude no INSS: “Se tiver filho meu nisso, será investigado”, diz Lula ao defender investigação irrestrita

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...