19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:09

Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em 25 de setembro

Profissional atua em várias frentes como farmácias, laboratórios, produção de fitoterápicos, entre outros

O dia 25 de setembro é o Dia Internacional do Farmacêutico. Muitos se enganam ao pensar que este profissional só atende dentro das farmácias, cuidando da distribuição de medicamentos e nada além disso.

O farmacêutico é um profissional multidisciplinar e atende em diversas frentes, desde atividades de suporte e processos técnico-gerenciais da assistência farmacêutica e/ou da saúde em sua totalidade, até no cuidado direto ao paciente, famílias e comunidades.

“Nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais você o verá atuando no planejamento, programação dos insumos e materiais para saúde, no desenvolvimento de procedimentos e rotinas, bem como, no suporte e apoio aos demais profissionais no uso racional do medicamento e no desenvolvimento de ações que contribuirão na integralidade da assistência prestada aos usuários”, explica Polyanna Freitas, farmacêutica da Diretoria de Assistência Farmacêutica (Diasf).

O farmacêutico atua transversalmente aos demais saberes e ao integrar a equipe multiprofissional contribui na totalidade do cuidado. Além disso, atua na fitoterapia, nas práticas integrativas, como também no apoio diagnóstico, na análise sanitária e na pesquisa clínica.

“O fato é que o farmacêutico vai muito além do profissional do medicamento, se integra entre os diversos saberes e as diversas áreas assistenciais e gerenciais, como agente de saúde”, avalia.

Segundo Polyana é possível ver o farmacêutico atuando na gestão de compras e na gestão à saúde, otimizando resultados, auxiliando nas tomadas de decisões, visando soluções e tecnologias que maximizem os benefícios clínicos, mas com os recursos disponíveis.

O farmacêutico é um profissional que atua nas mais diversas frentes, seja nas atenções primária, secundária ou nas emergências. Atua também nos laboratórios, nas análises clínicas, em bancos de sangue, controle de qualidade, bem como, em várias outras áreas, buscando sempre a qualidade de vida e a segurança do usuário.

A Secretaria de Saúde possui hoje 613 farmacêuticos atuando nas mais diversas frentes de assistência dentro da rede. A categoria está dividida entre os que atuam em farmácias, sendo 362 e os que trabalham em laboratórios, sendo 251 profissionais.

O Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que é farmacêutico bioquímico, gravou um vídeo falando sobre a data. Além dele, outros profissionais da área que atuam na Secretaria de Saúde deixaram uma mensagem. Veja o vídeo:

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...